Olhares sobre a intervenção com crianças e jovens em perigo: a vivência dos técnicos da comissão restrita da uma CPCJ

Data
2019-07-24
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Resumo
A presente investigação pretende contribuir para a compreensão sobre a forma como os técnicos da comissão restrita de uma CPCJ vivenciam o processo de avaliação diagnóstica e de intervenção, em situações de perigo. Tem como objetivos compreender a vivência dos técnicos relativamente à cooperação interinstitucional, conhecer as opiniões dos técnicos sobre a aplicação dos meios de intervenção disponíveis para atender às necessidades das crianças e identificar os fatores que influenciam a intervenção dos técnicos, nas situações de perigo. Metodologicamente define-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa e transversal. Como instrumentos para recolha de dados utilizamos um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, tendo por base um guião de entrevista. Os participantes, em número de sete, têm idades compreendidas entre 38 e 63 anos e a experiência profissional na área situase entre os dois meses e seis anos. Os resultados obtidos apontam para a existência de fragilidades ao nível da atuação das entidades que colaboram com as comissões restritas. Os técnicos entrevistados referem ainda que seria necessária melhor adequação dos meios de atuação disponíveis, sobretudo ao nível da formação específica e da legislação neste âmbito. Referem também que a atuação dos próprios técnicos é influenciada por múltiplos constrangimentos, de entre os quais se destaca a sensibilidade dos diferentes atores. Concluímos que, de acordo com a vivência dos técnicos, na avaliação diagnóstica e intervenção nas situações de perigo, deve existir melhor adequação de meios para a atuação dos profissionais e melhor colaboração entre as diferentes entidades envolvidas no processo.
The present research aims to contribute to understanding of how technicians of restricted committee of a CPCJ experience diagnostic's process evaluation and intervention, in danger situations. Objectives are to understand experience of technicians regarding interinstitutional cooperation, to know their opinions about application of intervention’s means available to children’s needs and identify factors that influence technicians’ intervention in danger situations. Methodologically it’s defined as a study case, of a qualitative and transversal nature. As instruments for data collection we used a sociodemographic questionnaire and a semistructured interview, based on an interview guide. Participants, seven, are aged between 38 and 63 years and professional experience in area is located between two months and six years. The results obtained point to existence of weaknesses in performance of entities that collaborate with restricted committees. The interviewed technicians also report that a better adaptation of the available action's means would be necessary, especially at the level of specific training and legislation in this field. They also refer that technicians’ performance themselves is influenced by multiple constraints, among which sensitivity of different actors stands out. We conclude that, according to technicians’ experience, in diagnostic evaluation and intervention in the danger’ situations, there must be better adaptation of means for professionals' performance and better collaboration between different entities involved in process
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
Palavras-chave
Avaliação do risco e perigo , comissão restrita
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