Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo de caso com os coordenadores/supervisores pedagógicos e educadores do município de Nina Rodrigues-Maranhão

Data
2020-01-23
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Resumo
Esta pesquisa, intitulada “Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo de caso com os coordenadores/supervisores pedagógicos e educadores do município de Nina Rodrigues-Maranhão”, teve como principal objetivo estudar as causas da evasão escolar em turmas da EJA sediadas nas redes municipal e estadual de ensino no município. Procurou, igualmente, estudar alternativas para minimizar esse problema que assombra os educadores atuantes na educação de jovens e adultos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa nas escolas onde funcionam a EJA e também à Secretaria Municipal de Educação onde os supervisores/coordenadores pedagógicos planejam seu trabalho. A realização de entrevistas junto dos supervisores e professores ajudou a entender que as evasões ocorrem devido a muitos fatores, dentre eles estão a falta de formação continuada dos professores, a interação entre supervisores e educadores, cansaço e o desinteresse dos alunos. A educação de jovens e adultos é uma educação muito mais complexa do que se imagina, pois se trata de lidar com pessoas com personalidade formada e com histórias de vida diferenciadas e os professores atuantes nessa etapa da educação básica devem reconhecer e respeitar essas características individuais e coletivas dos contextos sociais em que as escolas se localizam. Nesse sentido, espera-se que esse trabalho ajude os professores e supervisores atuantes na EJA a entender melhor o problema da evasão, para além de tentar ser um contributo para a área científica em que se enquadra.
This research, entitled "school dropout in youth and adult education: a case study with the coordinators / pedagogical supervisors and educators of the municipality of Nina Rodrigues-Maranhão", had as main objective to study the causes of school dropout in classes of EJA in the municipal and state education networks in the municipality. It also sought to study alternatives to minimize this problem that haunts educators working in youth and adult education. A qualitative methodology was used, with visits to the schools where the EJA works and also to the Municipal Department of Education where the supervisors / pedagogical coordinators plan their work. Conducting interviews with supervisors and teachers has helped to understand that dropouts occur because of many factors, including lack of ongoing teacher training, interaction between supervisors and educators, fatigue, and lack of interest among students. The education of young people and adults is a much more complex education than is imagined, since it is a question of dealing with people with a personality and with differentiated histories of life and the teachers acting in this stage of basic education must recognize and respect these individual characteristics and the social contexts in which schools are located. In this sense, it is expected that this work will help teachers and supervisors working in the EJA to better understand the problem of avoidance, in addition to trying to be a contribution to the scientific area in which it fits.
Descrição
Tese apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro como requisito para a obtenção do grau de Doutora em Ciências da Educação.
Palavras-chave
Evasão escolar , Educação de jovens e adultos
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