Análise do impacto proporcionado pelos programas de esportes e lazer desenvolvidos no Município de Petrópolis

Data
2020-01-21
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo se desenvolveu entre os anos de 2000 e 2006 na cidade de Petrópolis, situada ao sul do estado do Rio de Janeiro. Com a atuação de uma Secretaria Municipal voltada ao desenvolvimento e administração de programas públicos de Esportes e Lazer, este fato proporcionou significativa modificação nas políticas públicas municipais. Pela primeira vez na história de Petrópolis foi desenvolvido, de forma sistematizada, um programa de Iniciação ao Desporto (PID). Contudo, a ausência de avaliações deste programa aponta para a necessidade de se desenvolver metodologias próprias e que analisem a eficiência, a eficácia e a efetividade destas políticas públicas. O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto proporcionado pelo desenvolvimento deste programa voltado especificamente para as crianças em idade escolar, além de oferecer alguns indicadores de eficiência, eficácia e efetividade para possíveis modificações no projeto – quando e se necessário. Os instrumentos aplicados foram questionários e entrevistas para diretores das escolas (n=38), professores (n=109) e pais de alunos (n=531), complementado com técnica de análise de discurso, que viabiliza os procedimentos inovadores para avaliar políticas vigentes. Foram, ainda, observadas variáveis relacionadas à adequação, infraestrutura, valorização e desenvolvimento, tendo a Constituição de 1988, que insere o Esporte como “direito de todo cidadão”. Os resultados obtidos apontam para o êxito destas ações, indicando que os diretores responsáveis acreditam que os projetos contribuem para questões com a disciplina (92,4%), respeito aos professores (78,9%), cooperação (100%) e desenvolvimento dos alunos (100%). Os professores apontam que as atividades do projeto são capazes de desenvolver responsabilidade (52,2%), apontam para melhorias na aprendizagem dos alunos (57,7%) e acreditam que a prática esportiva melhora os alunos (100%). Os pais de alunos apontam mais ânimo para frequentar a escola (67,79%). Concluímos este estudo com uma análise sobre o quadro encontrado, onde apontamos que a maioria das informações sobre as políticas públicas oferece dados quantitativos e que estas políticas detêm caráter assistencialista - em equivocada substituição às aulas regulares de Educação Física. Apontamos, ainda, que as fases de formulação, implantação e controle do programa de Iniciação do Desporto (PID) não se apresentam de forma clara, principalmente no controle do impacto das políticas públicas de Esportes e Lazer.
This study was developed between 2000 and 2006 in Petrópolis, located southern in Rio de Janeiro state. The fact of the Education Board aiming its programs towards the development and the administration of public investments in the area of Sports and Leisure has provided meaningful changes in the town public politics. For the first time in the history of Petrópolis, a Sport Initiation Program (PID) was developed in a systematic way. Nevertheless, the absence of evaluations on this program points to the need of development of appropriate methodologies that analyzes the efficiency, the efficacy and the effectiveness of these public politics. The present study has the aim to analyze the impact given by the development of this program that reached specifically children in school age, besides offer some pointers based on efficiency, efficacy and effectiveness to possible changes in the project – when and if necessary. The instruments applied where questionnaires and interviews concerned school headmasters (n=38), teachers (n=109) and students’ parents (n=531), complemented with the technique of speech analysis , who makes viable the innovator procedures to evaluate the current politics. Variables related to adequacy, infrastructure, increase in value and development were observed, based on the Constitution of 1988, which inserts Sports as a “right of all citizens”. The results acquired point to the success of these actions, showing that the headmasters in charge believe that the projects contribute to issues as discipline (92,4%), respect to the teachers (78,9%), cooperation (100%) and students’ development (100%). The teacher point out that the activities of the project are capable of developing responsibility (52,2%), improving learning (57,7%) and believe that sport practice improves the students (100%). The parents point out an increase in their attitude for attending school (67,79%). We conclude the study with an analysis of the situation found and it is shown that the majority of information about public politics offer quantitative data and they hold assistance character – in a mistaken substitution to the regular Physical Education classes. We still point out that the phases of formulation, implementation and program control of the PID do not present clear aims, mainly in the control of the impact of public politics of Sports and Leisure.
Descrição
Doutoramento em Ciências do Desporto
Palavras-chave
Avaliação , Políticas Públicas
Citação