Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento faz referência ao estágio que se realizou no ano letivo 2018/2019 na Escola Secundária Emídio Garcia localizada na cidade de Bragança, com o objetivo de descrever todo o trabalho desenvolvido como estagiário de educação física. O mencionado relatório de estágio para além de apresentar toda a atividade desenvolvida pelo docente ao longo do ano letivo, também tem como objetivo a reflexão crítica sobre toda a experiência pedagógica e pessoal em todo o contexto escolar. No estágio, que foi monitorizado pelo professor cooperante António Oliveira, atribuíram-me a turma C do 11º ano, que foi uma turma organizada e comprometida ao longo do ano letivo, não apresentando problemas. Foi um grupo de alunos em que a motivação e interesse aumentou, dado que no 1º e 2º período abordar-se-ão as disciplinas preferidas dos alunos e no 3º as que sentem mais dificuldades. A prática do ensino supervisionado sem dúvida que foi um grande período de experiência, onde o professor estagiário tem a oportunidade de colocar em prática todo o seu conhecimento adquirido na sua formação base. A presença, a colaboração do meu orientador foi essencial para todo o meu processo de evolução, uma vez que desde logo me atribuiu durante todo o ano letivo uma turma do ensino secundário que estava sobre a minha responsabilidade. Desta forma, numa primeira fase será realizada uma pequena introdução, seguida por uma exposição da minha experiência pessoal. Numa segunda fase, serão referidos o contexto e o local de estágio, que inclui a caracterização da escola, todos os recursos que a mesma dispõe e o departamento de educação física. Numa terceira fase, será abordada a prática profissional, incluindo todo o processo da parte prática. No último ponto serão abordadas todas as atividades em que participei e auxiliei ao longo de todo o ano escolar. Por fim, será realizada uma reflexão crítica sobre todo o trabalho desenvolvido e a experiência e aprendizagem que consegui retirar ao longo de todo este processo.
This document refers to the internship that will be held in the academic year 2018/2019 at Emídio Garcia Secondary School located in the city of Bragança, with the objective of describing all the work developed as a teacher of physical education. The internship report, in addition to presenting all the activity developed by the teacher throughout the school year, also aims at a critical reflection on all pedagogical and personal experience in the whole school context. In the internship, which was monitored by the cooperating teacher António Oliveira, I was assigned the class C of the 11th year, which was an organized and committed class throughout the school year, with no problems. It was a group of students in which motivation and interest increased, given that in the 1st and 2nd periods, the students' favorite subjects will be addressed and in the 3rd those that feel the most difficulties.The practice of supervised teaching was undoubtedly a great period of experience, where the teacher has the opportunity to put all his acquired knowledge into practice in his teaching base. The presence, collaboration and guidance of Professor António Oliveira was essential to the whole process of evolution, since he immediately assigned me throughout the school year a class of secondary education that was under my responsibility. In a first phase, a short introduction will be given, followed by an exposition of my personal experience. In a second phase, there must be context or place of internship, which includes the characterization of the school, all the resources that are available, and the same physical education department. In a third phase, a professional practice will be addressed, including the whole process of the practical part. In last point will be addressed in all activities that participate and assist throughout the school year. Finally, a critical reflection will be held on all the work done and the experience and learning that can be learned throughout the process.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Estágio profissional , educação física
Citação