Liderança e satisfação: um estudo em clínicas odontológicas brasileiras

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo central deste estudo é analisar a liderança em clínicas de odontologia e a sua relação com a satisfação com a supervisão. A amostra é constituída por 102 participantes de clínicas Odontológicas brasileiras. A abordagem exploratória é quantitativa em que o questionário inclui o Multidimensional Leadership Questionnaire que mede a liderança transformacional, transacional e lassez-faire, a dimensão da satisfação com a supervisão do Job Descriptive Index e variáveis demográficas e profissionais. Os resultados mostram que as chefias dos cirurgiões dentistas têm mais comportamentos de Liderança Transformacional do que outro tipo qualquer de liderança e que a satisfação com a supervisão é identica em todos os tipos de liderança. Os homens sentem-se mais intelectualmente estimulados, há diferenças geracionais com os mais jovens (menor perceção de comportamentos carismáticos e de consideração pessoal) e com os que estão em plena vida ativa reportando comportamentos de laissez-faire das chefias, assim como ausência de inspiração motivacional. Os dados parecem indicar que os profissionais parecem valorizar terem algum tipo de liderança (transformacional ou transacional), sendo que a transformacional está mais relacionada com a satisfação com a supervisão. Sendo a liderança um aspeto crucial para o sucesso das organizações, com este estudo pretende-se contribuir para a investigação no setor e para a competitividade destas organizações. Apresentam-se as limitações e pistas para futura investigação.
The main goal of ths study is to analyze the leadership in dental clinics and their relationship with satisfaction with supervision. The sample consists of 102 participants from Brazilian dental surgeons. The methodological approach is exploratory and quantitative, in which is used a questionnaire that includes the Multidimensional Leadership Questionnaire that measures transformational, transactional and lassez-faire leadership, the dimension of satisfaction with the supervision of the Descriptive Index of Work and demographic and professional variables. Results shown that dental surgeons supervisors use more Transformational Leadership behaviors than other types of leadership behaviors, and satisfaction with supervision is identical in all types of leadership. Men are more intellectually stimulated. There are generational differences with younger men (lower perception of charismatic performance of their supervisors and personal consideration from them) and with those who are in the middle of working life reporting laissez faire behaviors, as well as poor inspirational motivation. The data seem to indicate what professionals appear to value some kind of leadership (transformational or transactional), and the transformational has a stronger relation with satisfaction with supervision. Being leadership crucial for organizational success, this study aims o contribute to research in the odontology sector and to these organisationations competitiveness. Limitations and clues for future research are presented
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão
Palavras-chave
Liderança transformacional , Liderança transacional
Citação