Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este relatório tem como principal objetivo apresentar e descrever a atividade docente desenvolvida na Escola Secundária de São Pedro do Sul durante ano letivo 2018/2019 e refletir sobre as aprendizagens desenvolvidas em contexto escolar. Com o objetivo de apresentar todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico, o presente relatório encontra-se estruturado em cinco partes fundamentais. No capítulo inicial é abordado o enquadramento bibliográfico e as expetativas iniciais em relação ao estágio. O segundo capítulo refere todo o enquadramento da prática de ensino supervisionada, onde se encontra a caracterização do meio, a caracterização da escola e espaços/recursos para Educação Física e por fim a caracterização das turmas. O terceiro capítulo aborda as tarefas a realizar no estágio pedagógico, sendo apresentado todas as diferentes tarefas de ensino-aprendizagem realizadas, abordando temas como o Planeamento Anual, as Unidades Didáticas, os Planos de Aula e a Avaliação. Este capítulo aborda também a Prática de Ensino Supervisionada, referenciando as técnicas de intervenção pedagógica utilizadas. O quarto capítulo indica-nos as tarefas de relação escola-meio realizadas ao longo de todo o ano letivo, descrevendo o estudo de turma realizado para um melhor planeamento das tarefas a efetuar. No quinto e último capítulo são apresentadas as conclusões/reflexões retiradas de todo o ano de estágio.
This document is part of the Pedagogical Internship, integrated in the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. This report aims to present and describe the teaching activity developed at São Pedro do Sul Secondary School during school year 2018/2019 and to reflect on the learning developed in the school context. In order to present all the work done during the pedagogical internship, this report is structured in five fundamental parts. The initial chapter discusses the bibliographic framework and the initial expectations related to the internship. The second chapter refers to the whole framework of supervised teaching practice, where is the characterization of the environment, the characterization of the school and spaces/resources for Physical Education and finally the characterization of the classes. The third chapter reports the tasks accomplished in the pedagogical stage, presenting all the different teaching-learning tasks performed, covering topics such as Annual Planning, Didactic Units, Lesson Plans and Assessment. This chapter also discusses the Supervised Teaching Practice, referring to the pedagogical intervention techniques used. The fourth chapter tells us about the school-middle school assignments performed throughout the school year, describing the class study conducted for better planning of assignments. The fifth and last chapter presents the conclusions/reflections drawn from the entire internship year.
Descrição
Relatório Elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Citação