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Migração de Aplicações para a Cloud
2023-12-07 - Fidalgo, Diogo Monteiro; Branco, Frederico; Almeida, Miguel de
O presente relatório abrange a pesquisa, o desenvolvimento e as conclusões obtidas do estágio curricular na empresa Softinsa no centro de inovação da empresa em Vila Real. O estágio consistiu no estudo da tecnologia SingleStore e na sua aplicação numa prova de conceito de migração das bases de dados SQL Server da aplicação IALogging. Neste sentido, foi realizado um estudo inicial sobre o conceito de migração de uma base de dados, sobre as caracteristicas da SingleStore e de casos práticos de empresas que implementaram este tipo de renovação tecnológica de base de dados. Este estudo foi relevante porque permitiu fazer uma análise critica sobre a necessidade e as possíveis vantagens da renovação tecnologia na aplicação IALogging. A migração das bases de dados SQL Server da aplicação IALogging para SingleStore consistiu na conversão dos scripts das bases de dados compostos por tabelas e procedimentos. Parte do processo de conversão foi coadjuvado pela ferramenta online de conversão SQLines e por um programa criado em C# para automatizar o processo. Dado a aplicação estar desenvolvida para lidar com dados em XML e Singlestore não suportar este formato os procedimentos associados á leitura e escrita neste formato tiveram de ser alterados para funcionar no formato JSON. Para além disso, uma nova tecnologia de BD requere uma alteração no código da aplicação, mais concretamente na forma como a conexão e as chamadas dos procedimentos são feitas às bases de dados. Um projeto em .NET Framework foi criado para entender estas modificações onde foi estabelecida a conexão e feita a chamada de procedimentos a uma das BD. Para tirar partido das funcionalidades da SingleStore, foi proposto a utilização das funções de pesquisa da tecnologia para melhorar as funcionalidades de consulta de dados na aplicação. Após a realização do estágio, foi possível concluir que a migração de base de dados entre as duas tecnologias em estudo é viável, porém as ferramentas de conversão entre tecnologias de diferentes formatos, como é o caso, são limitadas. Contudo, a ausência de chaves estrangeiras e impossibilidade de definir restrições de valores na criação de tabelas em SingleStore implicam um esforço adicional, exigindo a criação de procedimentos para replicar o mesmo comportamento. Além disso, a limitação na leitura e manipulação de dados em XML nesta tecnologia cria desafios em aplicações projetadas para tal fim, como no caso da IALogging em que é necessário recorrer a outro formato de dados e implementar ajustes na aplicação. A opção por uma base de dados que pode ser hospedada por um fornecedor como é o caso da SingleStore oferece vantagens em relação ao método tradicional no qual a empresa é responsável pela sua administração. As vantagens incluem a eliminação da necessidade de manutenção de servidores, a facilidade de escalar recursos para atender ao aumento dos volumes de dados e a garantia de tolerância a falhas. Estas características são fundamentadas pelos casos práticos de migração de base de dados para SingleStore nas empresas SIEMIENS e DailyVest. As funções de pesquisa por texto da SingleStore são uma componente que foi sugerida como possível implementação na aplicação IALogging para melhorar as consultas utilizando texto.
Relação entre cyberbullying, regulação emocional, estilos parentais e empatia: perfil dos agressores
2024-01-04 - Martins , Adriana Sandrina Teixeira; Simões, Margarida; Relva, Inês Moura de Sousa Carvalho
O cyberbullying é um comportamento agressivo praticado através das novas tecnologias, sendo que a regulação emocional apresenta um papel essencial na sua difusão. Assim, o presente estudo teve como objetivo principal explorar o fenómeno do cyberbullying, na perspetiva dos agressores e a sua relação com as dificuldades na regulação emocional. A amostra final foi composta por 422 participantes, com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos, que frequentam o 2º, 3º ciclos e o Ensino Secundário, em escolas da região Norte de Portugal. Foi utilizado um Questionário Sociodemográfico, o Cyberbullying Questionnaire (CBQ) e a Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS). Foi verificado que 37% dos participantes responderam de forma afirmativa a pelo menos um dos itens referentes á perpetração de cyberbullying. Verificou-se que o sexo masculino pratica mais cyberbullying quando comparado com o sexo feminino. Observaram-se diferenças entre o grupo de adolescentes que passam menos de 2 horas conectados à internet e aqueles que passam de 2 a 5 horas e mais de 6 horas online. Identificou-se um aumento de comportamentos de cyberbullying no grupo de adolescentes que passam mais de 6 horas por dia na internet. Para além disso, foi possível observar associações positivas entre os comportamentos de cyberbullying a as dificuldades na regulação emocional. Verificouse que as dificuldades no controlo de impulsos foi a única variável que apresentou um papel preditor positivo e o sexo do participante prediz negativamente as práticas de cyberbullying. Deste modo, mostra-se importante informar sobre a importância das emoções no controlo dos comportamentos agressivos online e promover o desenvolvimento de competências emocionais para diminuir a ocorrência de cyberbullying.