DCDES - Dissertações de Mestrado

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    Efeito de banho de imersão em água fria, quente ou contraste, na recuperação muscular em indivíduos do sexo feminino
    2023-06-20 - Silva, Ana Rita Oliveira da; Alves, José Vilaça
    Introdução: A prática de treino de força (TF) traz imensos benefícios para a saúde e contribui para o aumento da hipertrofia muscular. O uso de métodos de recuperação muscular com o objetivo de melhorar a performance tem vindo a crescer. Contudo, existe alguma discordância e falta de evidências na eficácia das intervenções usadas. Assim, este estudo tem como objetivo estudar os efeitos da utilização da água fria, água quente e contraste na recuperação muscular após exercício físico, através da temperatura superficial da pele e espessura muscular. Métodos: Para o efeito, 11 jovens, caucasianas, não praticantes de TF, com idade média de 20,81 ± 2,18 anos, foram submetidos a um protocolo de exercícios de TF (5 séries de Exercício de Flexão de cotovelo no banco Scott a 70% da 1RM), em 4 sessões, separadas entre si por 7 dias, diferindo entre si no método de recuperação, nomeadamente: i) CWI, imersão em água fria; ii) HWI, imersão em água quente; iii) CWT, imersão alternada em água fria e água quente; e iv) recuperação passiva. A ordem de utilização do método de recuperação foi randomizada. Em cada sessão foi registado a temperatura superficial da pele e a espessura muscular nos momentos pré, após o exercício, imediatamente após intervenção, assim como 24h, 48h e 72h após, com o intuito de medir a resposta inflamatória e o edema muscular. Para análise inferencial foi usada uma ANOVA para medidas repetidas com o modelo 4 intervenções x 6 momentos, com post-hoc de Bonferroni. O nível de significância foi estabelecido em 5%. Resultados: Em relação à temperatura superficial da pele, a variável braço dominante (BD) demonstrou um efeito momento (Z(5,50)=122,344; p=0,00; µp 2 =0,924) uma interação intervenção x momento (Z(15,150)=149,0; p=0,00; µp 2= 0,937) e efeito intervenção (Z(3,30) = 50,495; p=0,00; µp 2 = 0,831). Em relação à variação do braço dominante (VBD) um efeito momento (Z(5,50)=132,797; p=0,00; µp 2=0,93) uma interação momento x intervenção (Z(3,30)=82,212; p=0,00; µp 2= 0,892) e um efeito intervenção Z(15,150)= 174,090; p=0,00; µp 2= 0,146). Em relação à espessura muscular um efeito momento (Z(5,50)=13,361; p=0,00; µp 2=0,625). Não foi observada diferenças significativas nas variáveis analisadas entre intervenções. Conclusão: Tendo como base os presentes resultados, não existe nenhuma vantagem na recuperação muscular após exercício de TF, entre as intervenções utilizadas. Deve-se ter em conta que estes resultados só podem ser extrapolados para amostras com características idênticas à utilizada no presente estudo.
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    Relatório da prática de ensino supervisionada
    2023-09-08 - Santarém, Daniel Rodrigues; Vaz, Luís Miguel Teixeira
    O presente documento surge como parte integrante à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trásos-Montes e Alto Douro, através da operacionalização do Estágio Pedagógico na Escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real. De acordo com a Constituição da República Portuguesa, artigo 74º (Ensino), todas as pessoas têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar, e nesse sentido a arte de ensinar é encarada com uma excelente oportunidade para influenciar positivamente o mundo. As particularidades inerentes à disciplina de Educação Física viabilizam um desenvolvimento harmonioso do aluno, na medida em que a aula deve apresentar-se com uma dimensão eclética. Esta perspetiva foca-se, essencialmente, no direcionamento da aula para os três grandes domínios descritos nas Aprendizagens Essenciais: Área das Atividades Físicas, Área da Aptidão Física e Área dos Conhecimentos. O não-cumprimento desta condição poderá afetar, substancialmente, o aprimoramento das competências para o conceito de educação que se pretende pedagogicamente responsável, limitando assim o contributo que esta disciplina deveria ter para o aluno. O principal objetivo do documento relaciona-se com a exposição de todas as informações inseridas no exercício de funções de professor estagiário, a uma turma do ensino secundário da Escola Morgado de Mateus. Em complemento ao Estágio Pedagógico, foi ainda desenvolvido um estudo exploratório que teve como objetivo investigar o efeito de um programa de condição física, aplicado duas vezes por semana durante 24 semanas, em alunos do ensino secundário, com estratificação por sexo e idade. Os resultados deste demonstraram que de um modo geral houve melhorias no decorrer do programa de intervenção, quando comparado o momento inicial com o final, nos quatro testes em estudo, e que a estratificação dos grupos por sexo e idade permite uma melhor compreensão da dose estímulo-resposta. A efetivação do estágio apresentou-se como um processo de consolidação dos conteúdos programáticos abordados durante a formação académicos num contexto real, assumindo-se este último como imprescindível pela colocação de diversas situações que tiveram um papel fulcral na aprendizagem prática.
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    Relatório da prática de ensino supervisionada
    2023-08-26 - Adães, Ana Rita de Castro Paiva; Santos, Sara; Olga, Couto
    O presente relatório advém de uma exposição e reflexão final da Prática de Ensino Supervisionada (PES), Unidade Curricular pertencente ao 2º ano do 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), com vista à obtenção de grau Mestre. O Estágio foi realizado, de setembro de 2022 a junho de 2023, na Escola Sá de Miranda, em Braga, sob a supervisão da Professora Orientadora Supervisora, da UTAD, Sara Santos, e da Professora Orientadora Cooperante, professora experiente de Educação Física da Escola Cooperante, Olga Couto. A autora, estudante estagiária, conduziu a sua prática pedagógica em duas turmas do ensino secundário, ambas do 12º ano, uma vez que a Professora Orientadora Cooperante apenas lecionava a este nível de ensino. Para a conceção do relato desta experiência, foram seguidas as normas vigentes no Documento Orientador da PES da UTAD. Durante o estágio pedagógico, foram utilizados instrumentos como Unidades Didáticas, Planos de Aula, atividades inseridas no Plano Anual de Atividades do Grupo de Educação Física da Escola já mencionada, a fim de apresentar uma breve análise relativamente a cada um desses fatores. A estudante estagiária elaborou, no início do ano letivo, um Estudo de Turma por forma a conhecer os elementos de cada turma, podendo, assim, abordar diferentes estratégias para um melhor entendimento geral. Posteriormente, aparte das aulas e das atividades realizadas pelo Grupo Disciplinar de Educação Física, realizou um Estudo Complementar sobre a perceção do nível de saúde que cada aluno tinha sobre si mesmo (Sentido Interno de Coerência) estabelecendo uma relação com os resultados FITescola®, em dois momentos distintos: avaliação inicial - início do 1º período - e final - final do 2º período. Verificou-se uma melhoria estatisticamente significativa nos resultados do FITescola®. Os valores de Sentido Interno de Coerência tiveram uma tendência positiva. Assim, perceção do nível de saúde que as pessoas têm de si poderá ser um fator preponderante de comutação em resultados de avaliação. No fim, a estudante estagiária apresenta uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2023/24, onde menciona os aspetos que considera que sejam suscetíveis de melhoria. Além da transmissão de conhecimentos, o objetivo foi, também, incutir, aos alunos, a ideia de trabalho e espírito de equipa; mostrar-lhes que trabalharem no mesmo sentido, tornará mais fácil a concretização dos objetivos propostos da disciplina de Educação Física, na sua generalidade.
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    Relatório da prática de ensino supervisionada
    2023-02-15 - Azevedo, Simão Pedro Miranda; Silva, António José; Aranha, Ágata Cristina Marques
    O presente documento é referente ao estágio realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Básica do Vale de São Torcato e tem como objetivo detalhar todo o trabalho desenvolvido pelo estagiário. O relatório de estágio além de apresentar todo o trabalho desenvolvido pelo estagiário, tem também como objetivo a sua reflexão crítica da experiência pessoal e pedagógica no contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um vasto período de experiência, mas também de desconhecimento, onde o estagiário tem a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos nos diferentes níveis de ensino. Primeiramente é feito um enquadramento pessoal seguido do contexto no qual estou inserido no estágio: desde a escola e a todos intervenientes do mesmo. De seguida, são apresentadas todas as tarefas que foram realizadas durante o estágio. Seguidamente são descritas as Técnicas de Intervenção Pedagógica, e também é relatado o funcionamento do ensino feito à distância. Em quarto lugar são relatadas as atividades que foram desenvolvidas na escola durante o estágio. Por fim é feita uma reflexão e conclusão de todo o trabalho realizado durante o estágio curricular, abordando a experiência e aprendizagens durante o mesmo.
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    Relatório de estágio no Centro Social da Paróquia de Cavês: influência de um programa combinado de exercício físico e estimulação sensorial na qualidade de vida de idosos institucionalizados
    2023-06-19 - Marinho, Maria Eduarda Ribas; Varajidás, Carla Sandra Carneiro Afonso; Coelho, Eduarda Maria Rocha Teles de Castro
    No âmbito do Mestrado de Gerontologia: Atividade Física e Saúde no Idoso foi realizado um estágio curricular no Centro Social da Paróquia de Cavês. A intervenção foi direcionada para os utentes da Estrutura Residencial de Idosos e teve uma duração de 9 meses. Iniciou-se em outubro de 2021 e terminou no início de junho de 2022. O principal objetivo do estágio foi trabalhar e potencializar a qualidade de vida dos utentes, de modo a manter as suas capacidades, bem como, verificar qual a influência de um programa combinado de exercício físico e estimulação sensorial, na perspetiva dos profissionais de saúde, através de um estudo, incluído neste relatório de estágio, de forma a desenvolver a componente da investigação. O grupo de idosos com que intervimos tinha idades compreendidas entre os 79 e os 98 anos, com patologias como demência senil, acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e depressão. Foram desenvolvidas diferentes atividades que promoveram a estimulação psicomotora de cada utente, tendo sempre em consideração as especificidades de cada idoso. Semanalmente, criámos quatro atividades com diferentes objetivos e seis atividades que ocorreram, pontualmente, durante o período de estágio. Através da realização deste estágio, melhorou-se de forma positiva a qualidade vida dos idosos e, auxiliou-se os profissionais que trabalham nesta instituição a conhecerem novas formas lúdicas de intervenção. Este estágio foi enriquecedor, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, pois percebemos que com as atividades nele desenvolvidas, conseguiu-se produzir benefícios para os utentes.
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    Relatório de Estágio no Grupo Cultural e Desportivo Águias Negras de Tabuadelo, na Equipa de Futebol de Juniores A (Sub-19), na Época Desportiva 2021-22
    2023-07-24 - Faria, Miguel Ricardo Couto; Maçãs, Víctor; Baptista, Hélder Luís Carlos
    O subsequente documento ostenta o relatório final de estágio, visando a obtenção do grau de mestre em ciências do desporto, com especialização em jogos desportivos coletivos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro. O estágio foi realizado na equipa de Juniores A do Grupo Cultural e Desportivo Águias Negras Tabuadelo ao longo da época desportiva 2021/2022, dentro de um contexto de futebol amador que tinha por competição o Campeonato Distrital Juniores A 1ª divisão serie D AF Braga. Os objetivos do relatório de estágio são: descrever, organizar e analisar a operacionalização da época, onde figurará a caracterização da entidade de estágio, plantel, modelo de jogo, competição, controlo e avaliação do processo de treino e o estudo realizado. O estudo elaborado ao longo da época teve como objetivo principal a concretização de uma análise rigorosa e profunda ao processo de treino da equipa, discriminando os métodos de treino utilizados numa relação próxima com o modelo de jogo adotado. Foi feita uma análise quantitativa aos métodos de treino, segundo a taxonomia de Castelo (2009), realizados ao longo da época desportiva bem como uma descrição do modelo de jogo da equipa. Relativamente à análise da operacionalização do processo de treino, e tendo em conta a dimensão horizontal, verificou-se que os métodos específicos de preparação (MEP) foram os mais utilizados (63,61%), seguidos dos métodos específicos de preparação geral (18,72%), sendo os métodos de preparação geral (17,66%) os menos utilizados. Em relação á análise da dimensão vertical aí verificou-se que os exercícios competitivos foram os mais realizados (46.3%). Quando comparados os períodos pré competitivo com o competitivo verificou-se, uma oscilação ocorrente entre as percentagens das categorias da dimensão horizontal da taxonomia classificativa dos métodos de treino. É possível concluir que houve uma alteração dos métodos mais utilizados no período pré-competitivo para o período competitivo, sendo que no primeiro os MPG (15%) foram os métodos mais utilizados, passando depois a ser os MEP (61,5%) os métodos mais utilizados durante o período competitivo.
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    Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Mirandela
    2023-07-18 - Fernandes, José Pedro Alonso de Antas Rouxinol; Vaz, Luís Miguel Teixeira
    A formação dos professores é muito importante, assim o Estágio Pedagógico foi crucial para obter conhecimentos e competências para confrontar e completar a teoria abordada, durante a licenciatura e 1º ano do mestrado, com a prática. O presente documento refere-se ao Estágio Pedagógico, inserido no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, efetuado na Escola Secundária de Mirandela, em Mirandela no ano letivo de 2021/2022, com as turmas do 7ºF e do 10ºB, que visa apresentar, de forma detalhada, todo o trabalho desenvolvido enquanto estagiário, bem como uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. O presente relatório, para além de caracterizar todas as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e as competências adquiridas, apresenta uma reflexão crítica sobre todo o trabalho desenvolvido, bem como a experiência e aprendizagem adquirida ao longo do ano escolar. Este período fez com que evolui-se muito em vários aspetos, sendo que onde denoto maior evolução é na rapidez com que neste momento, tendo em conta todos os condicionalismos que por vezes encontramos na prática do dia a dia, consigo adaptarme mais fácil e rapidamente a constrangimentos que não foram anteriormente pensados, houve também uma melhoria e aprendizagem relativamente aos feedbacks dados aos alunos, adquirindo novas técnicas para conseguir com que todos os alunos percebessem o que era pretendido. Com a conclusão deste estágio sinto que me tornei num melhor professor, mas sobre tudo numa melhor pessoa.
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    Relatório de Estágio no Sport Clube Mirandela, na Equipa de Futebol de Juniores C (Sub-15), na Época Desportiva 2021/2022
    2023-05-05 - Fernandes, José Pedro Alonso De Antas Rouxinol; Maçãs, Vítor Manuel de Oliveira; Coutinho, Diogo
    O estágio para além de preparar os alunos para a sua vida profissional é uma excelente oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante este período no ensino superior. A entidade de acolhimento deste estágio foi o Sport Clube Mirandela, decorreu na época desportiva de 2021/2022, no escalão de iniciados (Sub-15). Neste estágio o estagiário participou em todo o processo de treino do escalão de Sub15 do Sport Clube Mirandela, desde a programação dos mesociclos, microciclos e unidades de treino até à sua execução e posterior análise. Para além de ter um tutor na entidade de acolhimento tive também um orientador e um coorientador na entidade formadora, a quem recorri sempre que necessitei de ajuda e foram quem estas pessoas que me orientaram ao longo deste processo. Este estágio ajudou na forma como o estagiário geria as emoções dos jogadores, fazendo-o de uma forma mais clara e com um maior número de conversas com os jogadores, para isto acontecer também ajudou os jogadores serem mais velhos podendo conversar melhor com eles sobre assuntos delicados como a falta de tempo de jogo, o que pretendíamos que melhorassem, atitudes a melhorar, etc. O estágio fez com que o pensamento do estagiário sofresse alterações relativamente às estruturas táticas, deixando de as valorizar tanto e a passar a valorizar mais as dinâmicas criadas e os comportamentos que os jogadores tinham. Serviu para tomar conhecimento de que é necessário melhorar a forma como aborda os esquemas táticos, principalmente os defensivos, e trabalhar mais e melhor a transição de ataque/ defesa. Com a realização deste estágio, o estagiário concluiu que para se vencer na vida tem no mínimo de dar o seu máximo.
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    Efeito de um programa de exercício físico controlado de forma presencial ou remota na qualidade de vida e capacidade funcional em mulheres em tratamento do cancro da mama
    2023-07-19 - Monteiro, Gabriéla Matos; Reis, Victor Machado dos
    O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum em mulheres em todo mundo e em Portugal, tendo sido a maior causa de morte de mulheres portuguesas com doença oncológica. Esta doença provoca inatividade física durante o seu tratamento devido aos efeitos secundários provocados pela quimioterapia. A prática de exercício físico durante a quimioterapia tem-se revelado eficaz na redução desses sintomas adversos. Desta forma, torna-se pertinente estudar formas de aplicar os programas de exercício físico durante o tratamento de quimioterapia do cancro da mama. Assim, o objetivo do presente estudo foi comparar a eficácia do controlo de um programa de exercícios, de fácil aplicação, de forma remota ou presencial, em mulheres com cancro de mama, em fase de tratamento com quimioterapia. Para o efeito foram selecionadas, entre as doentes em tratamento com cancro da mama do centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, 12 participantes, do sexo feminino, com uma média de idade de 52,33±9,23 anos, uma estatura de 156,26±4,92 cm, uma massa corporal de 71,14±20,01 kg e um índice de massa corporal de 29,33±9,54 kg/m2, e divididas em dois grupos experimentais e um de controlo. Os grupos experimentais realizaram o mesmo programa de exercícios, com uma frequência semanal de duas vezes, composto pela combinação de exercícios predominantemente aeróbios e anaeróbios, diferindo somente na forma de orientação, presencial (GEP) e remota (GER), e o grupo de controlo (GC) continuou com a sua rotina diária. Foi avaliada a qualidade de vida, fadiga e capacidade funcional auto relatada através dos questionários da European Organisation for research and Treatment of Cancer (EORTC) QLQ-30 e QLQ-BR23. Igualmente, foi avaliada capacidade funcional através dos testes: i) teste de sentar e levantar de uma cadeira; ii) flexão de cotovelo; iii) sentar e alcançar; iv) alcançar atrás das costas; v) teste de levantar; vi) caminhar 2,44 e voltar a sentar; v) e teste de andar 6 minutos. Os questionários e testes foram aplicados nos momentos antes (T0) e após (T1) tratamento de quimioterapia. Não foram observadas diferenças significativas entre o GEP e o GC em nenhuma variável analisada. No teste de andar 6 minutos observou-se uma diferença significativa (p=0,01) entre o GEP e GC, em que o GEP teve um aumento de 9,80% e o GC uma diminuição de 28,80%. Não foram observadas diferenças significativas em mais nenhuma variável entre grupos. Desta forma podemos concluir que não existe diferenças significativas, nas variáveis analisadas entre as supervisões remotas ou presencias das sessões do programa de exercícios. Contudo, esta conclusão deve ser interpretada com cautela devido ao reduzido número da amostra.
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    Relatório de Estágio no Grupo Desportivo de Bragança, na Equipa de Juniores B (Sub-17), na Época Desportiva 2021/2022
    2023-07-24 - Afonso, Pedro Miguel Vaz; Maçãs, Vitor Manuel de Oliveira; Coutinho, Diogo Alexandre Martins
    O presente Relatório de Estágio foi realizado na equipa Sub-17 (Juniores B) do Grupo Desportivo de Bragança, que participou no Campeonato Nacional de Juvenis - Série A para a obtenção do grau de Mestre em Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos. O objetivo profissional era garantir a manutenção da equipa nos campeonatos nacionais para mudar a mentalidade e cultura desportiva de Bragança. Os objetivos pessoais passavam por evoluir como treinador, compreender a perceção dos atletas em relação à sua performance e manter uma relação séria, leal e afetiva com os elementos do meio envolvente. Os métodos de treino de preparação geral obtiveram muita pouca percentagem e isso explica-se pelo facto de os exercícios terem sempre muito presente a vertente do regime. As tarefas de Manutenção de Posse de Bola, correspondente aos Métodos Específicos de Preparação Geral foram o Método com mais tempo despendido, com 891 minutos. No entanto, é nos Métodos Específicos de Preparação que encontramos a maior percentagem de tempo divididos em Competição, Situações Fixas de Jogo, Sectores, Padronizados, Metaespecializados e Finalização. Na análise do produto, estão as informações sobre tudo o que foi observado na equipa, incluindo a presença nos treinos dos jogadores, a carga de treino, os métodos de treino utilizados e o desempenho da equipa no campeonato. Nos indicadores de competição, a equipa teve um desempenho aquém no campeonato, tendo vencido apenas um jogo, perdido 19 e empatado 2. A diferença entre golos marcados e sofridos foi de -81. Ao longo da época, foi desenvolvido um estudo sobre o Efeito da Idade Relativa na Série A do Campeonato Nacional U17 da época 2021/2022 e concluiu que os três primeiros classificados tinham acima de 60% do plantel nascido no Q1, enquanto os dois últimos classificados tinham menos de 35%. Estas variações foram consideradas como diferenças significativas estatisticamente através do p-value.
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    Relatório de Estágio no Gil Vicente Futebol Clube, na Equipa de Futebol de Juniores B (Sub-17), na Época Desportiva 2021/2022
    2023-05-11 - Monteiro, João Pedro Rodrigues; Maçãs, Victor Manuel de Oliveira
    O seguinte relatório visa a obtenção do grau de mestre em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como a obtenção do nível II de Treinador de Futebol. Este relata o estágio que decorreu na equipa de sub-17 do Gil Vicente Futebol Clube, na época desportiva 2021/2022 num contexto de futebol formação, no Campeonato Distrital de Juniores “B”, divisão de Honra, da A.F. Braga. Tem como objetivos a descrição, análise e avaliação do processo de treino, fazendo relação com os resultados obtidos nesses respetivos momentos de competição. Foi realizada uma análise inicial ao plantel que contada com uma altura média de 181 centímetros e um peso médio de 74 quilogramas. A metodologia de treino, os seus indicadores e os indicadores dos momentos de competição foram recolhidos ao longo de toda a época desportiva, onde posteriormente foram analisados de forma a conseguir alcançar conclusões sobre o trabalho desenvolvido. Foram realizadas 146 unidades de treino em 42 microciclos, onde o tempo útil de treino foi de 85%, sendo os restantes 15% para instrução, pausas para hidratação, ou organização da equipa para os exercícios. No que se refere a Métodos de treino, dedicou-se 11% do tempo em Métodos de treino de Preparação Geral, 26% em Métodos específicos de Preparação Geral e 48% em Métodos Específicos de Preparação para Jogo. As dimensões dos exercícios foram de 44% Micro (usando escalas de caráter individual ou grupal) e 56% em Macro (Setorial ou coletivo). Os temas de treino distribuíram-se da seguinte forma: 51% em organização ofensiva, 18% em organização defensiva e 31% para os momentos de transição, quer ofensiva como defensiva. O volume de treino destinado ao escalão foi conseguido com sucesso, mantendo na sua maioria do tempo, os atletas em atividade. O modelo de jogo da equipa, sofreu algumas alterações de acordo com a necessidade da equipa e com a chegada de novos atletas. Falando do estudo desenvolvido, este demonstrou que a equipa possuía mais tempo a posse de bola nos jogos em casa, conseguindo assim um maior caudal ofensivo em formato de organização e não permitindo ao adversário criar tantas situações de golo em casa, como acontecia nos jogos fora. No total dos 30 jogos disputados na época, com campeonato e taça, a equipa conseguiu vencer 22 (73,3%), empatou 6 (20%) e perdeu apenas 2 jogos (6,7%).
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    Relatório de Estágio em Clube de Musculação com serviço de Personal Trainer
    2023-01-02 - Meireis, Vitor Manuel Alves; Soares, Jorge Frederico Pinto; Matos, Filipe Jose Martins da Silva
    O presente relatório visa a reflexão e aprofundamento das temáticas abordadas durante o estágio curricular do Mestrado em Saúde e Atividade Física pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. O estágio decorreu no Ginásio Just Fit em Barcelos. Durante o estágio foram desempenhadas várias funções características do profissional de exercício físico: 1) Avaliação física; 2) Trabalho de Sala; 3) Prescrição de exercício físico. O processo de treino adapta-se aos objetivos e necessidades dos sócios, bem como as condições de treino disponíveis. Explora-se assim, neste relatório, as vivências da prescrição de treino durante a quarentena.
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    Relatório da prática de Ensino Supervisionada
    2023-04-20 - André Joaquim Soares Neves; Garrido, Nuno Domingos
    O presente relatório está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é patenteado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre, tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das competências para o desempenho docente em Educação Física (EF), no decorrer do ano letivo de 2021/2022, em particular. Este detém ainda como propósito a realização de uma reflexão acerca da intervenção em todas as áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a ação-investigação, a cogitação, a tomada de decisão, a gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. No que respeita ao Estágio Pedagógico, este foi realizado no Agrupamento de Escolas Lousada Este, com a orientação pedagógica do Professor Hugo Romano e supervisão pelo Professor Doutor Nuno Domingos Garrido Nunes de Sousa. Esta etapa ajudou-me a refletir sobre algumas práticas e acontecimentos presentes no desenvolvimento das diferentes observações realizadas ao longo deste percurso, considerando-as fundamentais para o meu desenvolvimento e crescimento enquanto futuro docente, pois assim serei mais capaz de refletir sobre as minhas práticas.
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    Relatório da prática de Ensino Supervisionada: realizado na Escola Básica Virgínia de Moura
    2023-03-27 - Machado, Tiago Alberto Atilano; Mota, Maria Paula Gonçalves da; Carneiro, Vítor Rui da Silva
    O presente documento tem como objetivo descrever e realizar uma análise crítica da experiência de estágio realizada na Escola Básica Virgínia de Moura durante o ano letivo 2021/2022 e enquadra-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Este estágio tem por objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a metodologia de ensino e as competências pedagógicas dos alunos, através da análise das suas práticas educativas no ensino da EF. Por meio do Estágio Pedagógico, o professor tem a oportunidade de vivenciar efetivamente a prática docente, desenvolvendo habilidades e competências que são fundamentais para o exercício da profissão. Desenvolver competências pedagógicas, teóricas e práticas, aplicá-las para os contextos educacionais, estabelecer relações interpessoais e vivenciar situações que possam refletir sobre o processo ensino-aprendizagem são algumas das competências que o professor deve adquirir durante o estágio. Com base nestas experiências, acredito que a minha formação como professor de Educação Física foi ampliada e consolidada. Apesar das dificuldades iniciais, compreendi que a minha postura perante o contexto era fundamental para o sucesso das aulas. Neste relatório pretende-se apresentar detalhadamente a experiência adquirida ao longo do estágio, sendo este documento o culminar de um ciclo que reforça a minha vontade de exercer esta profissão.
  • ItemAcesso Embargado
    Relatório de Estágio no PT Academy: Relatório de estágio 2º Ciclo (Mestrado) em Ciências do Desporto, especialização em Atividades de Academia
    2023-03-24 - Rego, Gil Tavares da Silva; Saavedra, Francisco José Félix
    No âmbito do 2º ano de Mestrado em Ciências do Desporto, na especialização de Atividades de Academias, emerge o relatório final de estágio. Este documento é o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do período de formação realizado no PT Academy. No seguimento da formação académica que nos foi providenciada na especialização de Atividades de Academia, foi possível delinear as linhas orientadoras que nos vai permitir ser profissionais da área com um vasto conhecimento em junção com uma elevada qualidade de trabalho/serviço em contexto de estágio curricular: desenvolvimento de competências e experiência prática de intervenção, em contexto real de intervenção profissional, enquanto responsável técnico da modalidade de Pilates; Desenvolver estratégias de avaliação e prescrição de treino, personalizado, de cárdio e de musculação para diferentes tipos de utentes de ginásios e academias; orientar e conduzir tecnicamente, no âmbito do funcionamento das instalações desportivas, as atividades desportivas na área de intervenção da atividade física, nelas desenvolvidas; Adquirir conhecimentos relativos à gestão de instalações desportivas, e na preparação e organização de eventos. Avaliar a qualidade dos serviços prestados, bem como propor ou implementar medidas visando a melhoria dessa qualidade, através de uma análise SWOT. Projetar, planear e desenvolver um relatório de intervenção profissional, no contexto das Atividades de Academia desenvolvidas na instituição de acolhimento. O documento encontra-se fracionado em cinco partes: introdução, enquadramento, desenvolvimento, análise reflexiva e conclusão. A primeira parte serve de introdução ao relatório em si, bem como o momento de abordagem dos objetivos que tinham sido definidos antes do início do estágio. Na segunda parte decorre a caracterização e contextualização do estágio, desde as instalações até à dinâmica presente nesta instituição. A terceira parte engloba os momentos de intervenção que ocorreram, bem como uma breve abordagem às patologias mais comuns presentes nos praticantes do método de Pilates, e da maneira a proceder em função desses diversos contextos patológicos. Em penúltimo, uma reflexão de índole crítica, sobre a prática desempenhada como instrutor de sala de musculação bem como professor de diversas aulas de grupo, antes de fechar com a conclusão. Em suma, o estágio curricular foi indubitavelmente o momento de maior importância do mestrado em Ciências do Desporto, destacando uma grande progressão profissional durante a realização do mesmo, bem como uma melhor perceção dos interesses na área para o futuro.
  • ItemAcesso Embargado
    Relatório da prática de Ensino Supervisionada
    2023-04-18 - Freitas, Silvana Isabel Seixal; Saavedra, Francisco José Félix
    O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento, é apresentado como uma condição para a obtenção de grau de Mestre, e tem como objetivo descrever e explicar as vivencias enquanto professora estagiária no ano letivo 2021/2022. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, através de um processo crítico e consciente, são apresentadas aquelas que foram as dificuldades, dúvidas e angústias, mas também recursos, estratégias, e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é demonstrar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, este relatório assenta sobre seis áreas de intervenção, sendo elas: o enquadramento pessoal, enquadramento do meio escolar, o ensino inclusivo, o estudo de turma, a apresentação e descrição das tarefas desenvolvidas e por último, a reflexão crítica de todo o processo. As experiências vivenciadas nas turmas atribuídas, contribuíram de forma significativa para melhorar a lecionação. O facto de estas pertencerem a ciclos diferentes e uma delas, ter na sua constituição um aluno do Ensino Especial, permitiu vivenciar contextos completamente díspares. Ao longo de todo o estágio pedagógico, foram encontradas diversas problemáticas tais como a elaboração dos planos de aula, no que concerne à ativação física geral e a gestão do tempo afeto a cada instituição, a Escola Secundária D. António Taipa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para colmatar essas problemáticas foram utilizadas estratégicas como a consulta da literatura da área bem assim como do dossier do 1º ano de mestrado, as sugestões do professor orientador cooperante assim como a presença nas aulas por ele lecionadas, também vieram auxiliar nesse sentido e ainda, a dedicação na sua maioria à Escola Secundária D. António Taipa. O balanço de todo este processo foi extremamente positivo e traduziu-se em várias concretizações, como a execução plena das funções de professora, a interação e relação com os alunos e restante comunidade escolar e a resiliência demonstrada perante as adversidades. Assim, toda a prática pedagógica contribuiu para o desenvolvimento pessoal e profissional, para aplicar em contexto prático as competências e conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e, ainda, para desenvolver uma visão mais realista do mundo do trabalho, proporcionando uma maior aproximação à profissão de docente.
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    Efeitos de um programa combinado de exercício físico e psicomotricidade em idosos institucionalizados
    2023-03-03 - Queirós, João Pedro Rocha Baldaia; Soares, Jorge; Varajidás, Carla Afonso
    Tendo em consideração o aumento da população idosa no mundo e as repercussões que advêm do processo de envelhecimento e, possível, institucionalização, torna-se pertinente investigar os efeitos de um programa combinado de exercício físico e psicomotricidade em idosos institucionalizados. Deste modo, este trabalho teve como objetivo estudar os efeitos de um programa combinado de exercício físico e de psicomotricidade na aptidão física, capacidade motora e capacidade cognitiva de idosos institucionalizados. Para avaliar a aptidão física utilizaram-se os testes “6 minutos”, “levantar e sentar na cadeira”, “flexão do antebraço” e “sentado, caminhar 2,44m e voltar a sentar” e o domínio dos constrangimentos físicos que pertence ao Exame Geronto-Psicomotor. As capacidades motora e cognitiva foram avaliadas através dos dois restantes domínios do Exame Geronto-Psicomotor, a prevalência motora e prevalência cognitiva, respetivamente. A amostra foi constituída de acordo com o cumprimento dos critérios de elegibilidade. Os dados obtidos nas avaliações foram analisados no programa de análise estatística SPSS e, após o segundo momento de avaliação, verificaram-se efeitos positivos nas variáveis estudadas devido ao programa combinado de exercício físico e psicomotricidade.
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    Relatório De Estágio na Associação de Futebol de Vila Real, na Seleção Distrital de Futebol de Juniores C (Sub-14), na Época Desportiva 2021/2022
    2023-01-17 - Martins, Bárbara da Luz Pires; Maçãs, Victor Manuel de Oliveira; Coutinho, Diogo Alexandre Martins
    O presente Relatório de Estágio, é fruto do estágio no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências do Desporto, com especialização em Jogos Desportivos Coletivos, ministrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio tem como principais objetivos observar, planear, conduzir, controlar e avaliar o processo de treino e de competição da Seleção Distrital de Futebol Sub-14 da Associação de Futebol de Vila Real, equipa que compete no Torneio Inter-Associações Lopes da Silva. O estágio pretende orientar e habilitar, com supervisão, os treinadores estagiários para a formação profissional desenvolvendo as suas capacidades na observação de jogadores e no planeamento, programação, direção/condução, controlo/monitorização e avaliação do processo de treino/competição. Todo o processo permite compreender, refletir, fundamentar o processo de treino/competição e aumentar a capacidade crítica colocando diariamente em prática os conhecimentos assimilados por via académica, adquirindo novas experiências que permitam estabelecer uma melhor ligação entre o domínio teórico e prático. No final do processo, verificou-se que a equipa criou uma identidade própria e com uma ideia clara da forma de jogar, apesar da dificuldade de seleção de jogadores para a convocatória final. O estudo desenvolvido ao longo de todo o processo de estágio teve como objetivo verificar o efeito da idade relativa na Seleção de Jogadores Sub-14 para a Seleção Distrital de Futebol Juniores C (Sub-14), da Associação de Futebol de Vila Real. A amostra utilizada foram todos os atletas sub-14, nascidos no ano de 2008, do sexo masculino e inscritos na mesma, que competiam no Campeonato Nacional de Iniciados, no Campeonato Distrital de Futebol Juniores C e no Campeonato Distrital de Futebol Juniores B. Dos atletas que participaram no torneio, o número de jogadores do campeonato distrital (6.6%) foi ligeiramente superior ao nacional (4.8%) e 36.8% nasceram no Q1, sendo a maior percentagem. Em suma, todo o estágio prefigurou-se como uma experiência marcante da formação profissional, capacitando um desenvolvimento das competências profissionais, pessoais e sociais, permitindo compreender a verdadeira essência do papel do treinador.
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    Relatório da prática de Ensino Supervisionada
    2023-03-02 - Magalhães, Pedro Daniel Pacheco; Silva, António José Rocha Martins da; Garrido, Nuno Domingos
    O estágio pedagógico em educação física (EF) é a fase de transição entre o processo de ensino do aluno e a formação do docente enquanto quadro de uma instituição de ensino. É, portanto, uma fase importante de transição enquanto aluno e passar a fazer parte do processo de ensino enquanto professor. Este documento tem como objetivo relatar a experiência enquanto professor estagiário na escola secundária de Lousada durante o ano letivo de 2021/2022. Este processo correspondeu ao 2º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este documento compreende todas as metodologias e estratégias utilizadas durante a lecionação das aulas, bem como reflexões do que resultou e do que não teve sucesso. Também através de um processo introspetivo, são apresentadas todas as minhas dificuldades, dúvidas e preocupações aquando da minha intervenção enquanto professor. Também, é apresentado o estudo exploratório realizado e intitulado “Relação entre o nível de atividade física e a prevalência de sintomas depressivos em adolescentes”. Neste estudo foi possível concluir que a prevalência de sintomas depressivos diminui com o aumento da atividade física na comunidade escolar estudada. No sentido de levar a cabo as tarefas necessárias baseei a minha intervenção em diferentes metodologias entre elas a gamificação do ensino (baseado no jogo), a prática deliberada e a prática pedagógica supervisionada (PPS). Sintetizando, esta primeira abordagem ao ensino na escola permitiu-me conhecer a realidade e aplicar os conhecimentos adquiridos até então. Posso concluir que superou as minhas expetativas e ao mesmo tempo também fez-me entender a distância que ainda existe entre a teoria e a prática e a dificuldade que é iniciar o processo de ensino com alunos reais coisa que nunca tínhamos experienciado até então.
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    Relatório da prática de Ensino Supervisionada
    2023-03-17 - João Paulo Guedes Silvestre; Garrido, Nuno Domingos
    O presente relatório de estágio surge no âmbito do estágio pedagógico, realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Realizado na Escola Básica 2/3 de Caíde de Rei, sob a orientação do professor cooperante Hugo Romano e a supervisão do professor Doutor Nuno Garrido, o estágio pedagógico surgiu como uma possibilidade de vivenciar, de forma sustentada, a experiência de ser professor durante um ano letivo, testando estratégias de atuação e refletindo acerca da sua aplicação. Numa profissão que requer uma reciclagem de conhecimentos e uma renovação de práticas constante, a complexidade de ajustar a minha atuação em função dos diferentes grupos de alunos, a dificuldade em abordar modalidades sem grande traço no nosso quotidiano e a importância de adotar técnicas que me permitissem dominar as dimensões instrução, gestão, disciplina e clima relacional, como veículos para o aumento do tempo de empenhamento motor dos alunos, constituíram os principais desafios desta minha viagem. Procurar empatia com os alunos com o intuito de criar um ambiente potenciador das suas aprendizagens, ajustar modelos e estilos de ensino em função das suas características e valorizar todos os segundos de aula como principal forma de avaliação das suas destrezas, foram algumas das preocupações sempre presentes. Nestas páginas constam um breve enquadramento pessoal, assim como a caracterização do meio escolar que me acolhera e da turma na qual fui, simultaneamente, mestre e aprendiz. Será ainda documentado todo o meu ato pedagógico, ou seja, a forma reflexiva como se planeou, realizou e avaliou o processo de ensino-aprendizagem, tal como a minha envolvência na dinamização e organização de atividades desportivas extracurriculares no seio escolar.