O impacto do feedback na aprendizagem dos alunos: um estudo com alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade

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2017-02-06
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Resumo
São inúmeras as investigações na área da educação que têm referido o feedback e a aprendizagem cooperativa como métodos/técnicas que permitem tornar o sucesso escolar dos alunos mais eficaz. Isto porque possibilita o envolvimento de todos os alunos, permitindo-lhes assumir um papel ativo e reflexivo sobre a sua própria aprendizagem. Neste contexto desenvolveu-se um estudo no âmbito da unidade curricular de Estágio II do curso de Mestrado em 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, realizado na Escola EB 2,3 Digo Cão – Vila Real. Este estudo realizou-se durante as responsabilizações das disciplinas de Português, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal e Matemática, em três turmas do 5º ano e uma turma do 6º ano de escolaridade. Teve presente os seguintes objetivos: – Verificar qual a influência do feedback fornecido nos trabalhos realizados na aprendizagem dos alunos; – Investigar, do ponto de vista dos alunos, o impacto que o feedback aluno-aluno e professor-aluno tem na sua aprendizagem; – Verificar as perceções dos professores cooperantes sobre a importância atribuída ao feedback fornecido aos alunos pelos pares e pela professora estagiária; – Verificar a perceção dos alunos sobre os benefícios sociais, académicos e psicológicos que o trabalho em grupo cooperativo traz para a sua aprendizagem. O estudo decorreu entre Novembro de 2014 e Abril de 2015 e envolveu a participação de 84 alunos e 4 professores, divididos pelas quatro disciplinas. De forma a responder aos objetivos propostos, foram recolhidos dados através dos seguintes instrumentos: - Questionário acerca das perceções dos alunos sobre o feedback e a aprendizagem cooperativa; - Questionário acerca das perceções dos professores cooperantes sobre o feedback fornecidos aos alunos pelos pares e pela professora estagiária; - Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa. Os dados foram tratados recorrendo à abordagem quantitativa e qualitativa. A análise qualitativa foi utilizada para analisar as questões de resposta aberta presentes no Questionário acerca das perceções dos alunos sobre o feedback e a aprendizagem cooperativa, e ainda na análise das questões de resposta aberta presentes no Questionário acerca das perceções dos professores cooperantes sobre o feedback fornecido aos alunos pelos pares e pela professora estagiária. A análise quantitativa – frequências e percentagens – foi utilizada para analisar todos os itens presentes na Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa, bem como nas questões de resposta fechada presentes no Questionário acerca das perceções dos alunos sobre o feedback e a aprendizagem cooperativa, e ainda nas questões de resposta fechada presentes no Questionário acerca das perceções dos professores cooperantes sobre o feedback fornecido aos alunos pelos pares e pela professora estagiária. Este estudo permitiu concluir que a utilização de técnicas de avaliação formativa, que permitam aos alunos obter feedback, nomeadamente as Duas Estrelas e Um Desejo, Copos Coloridos e Variações K-W-L, possibilita-lhes uma melhoria significativa nas suas aprendizagens, bem como no desenvolvimento das competências que lhes estão atribuídas. No que se refere à implementação da aprendizagem cooperativa em sala de aula, este estudo permitiu verificar que os alunos desenvolveram competências sociais, destacando a entreajuda, a partilha de ideias e recursos, o respeito pelas ideias dos outros, para além do aumento da autonomia perante as situações de aprendizagem.
There are numerous investigations in the field of education that concerns feedback and cooperative learning, as well as some methods and techniques that can make academic success of the most effective students. This allows the participation of all students, allowing them to take an active role and reflective about their own learning. In this context, a study was developed in the second phase of the Master's degree in Teaching of 1 and 2 Cycles of Basic Education, held at the Escola EB 2,3 Diogo Cão - Vila Real. This study took place during the Portuguese lessons, natural sciences, history and geography of Portugal and mathematics into three groups of 5th years and a group of the 6th year. This had the following objectives: - Check the influence of the feedback provided on the work done on student learning; - To investigate, the students' point of view, the impact that student-student feedback and teacher - student has in their learning; - Check the perceptions of cooperating teachers on the importance attached to feedback provided to students by peers and by the trainee teacher; - Check the perception of students about the social, academic and psychological that the cooperative group work brings to their learning. The study was conducted between November 2014 and April 2015 and involved the participation of 84 students and 4 teachers, divided by the four disciplines. In order to meet the proposed objectives, the data were collected through the following instruments: - Questionnaire on the perceptions of students about the feedback and cooperative learning; - Questionnaire on the perceptions of cooperating teachers in the feedback provided to students by their peers and by the trainee teacher; - Scale of the benefits of Cooperative Learning. Data were analyzed using quantitative and qualitative approach. Qualitative analysis was used to analyze open-response questions present in the questionnaire on the perception of students on the feedback and cooperative learning, and also in the analysis of open the questions in the questionnaire on the perceptions of cooperating teachers in the provided feedback students of colleagues and trainee teacher. Quantitative analysis - frequency and percentages - was used to analyze all the items present in the range of benefits of cooperative learning, as well as closed-response questions present in the questionnaire on the perception of students on the feedback and cooperative learning, and also on questions of closed response present in the questionnaire on the perceptions of cooperating teachers in the feedback provided to students by their peers and by the trainee teacher. This study concluded that the use of formative assessment techniques, which allow students to obtain feedback, such as: Two stars and a wish, Tinted glass and Variations KWL, allowing them a significant improvement in their learning and skills development to them they are assigned. With regard to the implementation of cooperative learning in the classroom, this study showed that students developed social skills, with emphasis on mutual aid, sharing ideas and resources, respect for the ideas of others, while increasing the range of situations of learning.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Palavras-chave
Aprendizagem cooperativa , Avaliação formativa , Feedback
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