Relatório da prática de ensino supervisionada

Data
2023-10-30
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico integrado no 2º ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro (UTAD), Vila Real. Este documento é um requisito obrigatório para a obtenção do grau Mestre e tem como objetivo descrever a experiência vivida enquanto professora estagiária no ano letivo 2016/2017. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco – Vila Real, com o acompanhamento da Professora Célia Sampaio e com o Professor Doutor Jorge Soares como orientador da UTAD. Relativamente à organização e estrutura do documento, este encontra-se dividido em vários pontos tendo em conta a lógica dos acontecimentos deste processo formativo. Inicio o documento com um enquadramento pessoal, institucional e da turma onde realizei o estágio pedagógico, passando para as tarefas de estágio e ensino aprendizagem, das quais fazem parte as observações, unidades didáticas e os planos de aula. Seguidamente descrevo as estratégias que fui utilizando neste percurso como professora estagiária, avançando para a descrição da prática de ensino supervisionada (PES). Abordo a participação nas tarefas de estágio de relação meio, corta-mato escolar, torneio 3x3 e ação de informação e termino com uma reflexão critica do estágio.
This document is part of the Pedagogical Internship integrated in the 2nd cycle of Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, at the University of Trás-osMontes and Alto Douro (UTAD), Vila Real. This document is a mandatory requirement for obtaining the Master's degree and aims to describe the experience lived as a trainee teacher in the academic year 2016/2017. The pedagogical internship took place at Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco – Vila Real, with the supervision of Teacher Célia Sampaio and with Teacher Doctor Jorge Soares as UTAD supervisor. Regarding the organization and structure of the document, it is divided into several points taking into account the logic of the events of this training process. I begin the document with a personal, institutional and class framework where I took the pedagogical internship, moving on to the internship and teaching-learning tasks, which include observations, teaching units and lesson plans. Next, I describe the strategies I used in this journey as a trainee teacher, moving on to the description of supervised teaching practice (PES). I approach the participation in the internship tasks of relation-environment, school cross country, 3x3 tournament and information action and I end with a critical reflection of the internship.
Descrição
Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Ensino
Citação