Modos Suaves na Promoção de uma Mobilidade Urbana Sustentável – O caso da Avenida Heróis de Angola em Leiria

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Os aglomerados urbanos apresentam estrutura e funcionamento muito particulares, nomeadamente em relação aos modos de transporte frequentemente utilizados nas deslocações diárias da população Neste ambiente aborda-se as funções de mobilidade e acessibilidade que têm sido usualmente direccionadas para o melhoramento das condições de circulação do tráfego motorizado, em detrimento das oferecidas pelos modos suaves. No sentido de contribuir para a inversão desta tendência o objectivo desta dissertação é o de apresentar uma solução de implementação de modos suaves numa Avenida emblemática da cidade de Leiria, tendo por base a adopção de várias técnicas de desenho urbano e medidas de acalmia de tráfego, com vista à promoção da segurança, equidade e melhoria global do ambiente urbano. De forma a fundamentar e orientar a solução a estudar foi efectuada uma pesquisa bibliográfica que abrangeu igualmente exemplos de outras cidades onde foram desenvolvidas políticas em prol da mobilidade dando-se ênfase às potencialidades dos modos suaves e o seu contributo para uma mobilidade urbana sustentável. Neste contexto, foi desenvolvido como caso de estudo, um plano de reformulação do espaço urbano, na Avenida Heróis de Angola na cidade de Leiria. Em termos metodológicos foi inicialmente efectuada uma análise e diagnóstico multimodal, em interligação com o estudo de diversas componentes (funcional, urbanística e ecológica), com o intuito de delinear um conjunto de directrizes visando a concretização de uma estratégia de mobilidade para a promoção dos modos suaves. De seguida foi elaborado o plano com o intuito de melhorar as condições de acessibilidade local e fomentar o recurso a modos de transporte ambientalmente sustentáveis. Neste plano foram tidas em conta as restrições e características locais bem como os diversos casos e boas práticas identificadas.
The urban areas present very particular structures and functioning modes, particularly in relation to the transports commonly utilized by their inhabitants on their daily travels. Usually mobility and accessibility facilities have been directed to the improvement of private vehicles circulation at the expense of those offered by the herein designated as soft mobility modes, such as walking and cycling. In the attempt of contributing for the inversion of this tendency, the main goal of this dissertation is to present a solution for the use of soft mobility modes in an emblematic avenue of Leiria, having as grounds the adoption of different urban design techniques and traffic calming measures, with the intent of promoting safety, equity and a global improvement of the urban environmental conditions. Bibliographical research was conducted to serve as basis and guideline for the solution, having been taken into consideration examples of other cities where sustainable mobility programmes were implemented, with special emphasis to soft mobility modes and their contribute to sustainable urban mobility. In this context, an urban space restructuration of Avenida Heróis de Angola in Leiria was developed as a case study. The used methodology was, at first, an analysis and a combined diagnosis involving different components (functional, land-planning and ecological) with the intent of outlining a set of guidelines aiming to achieve a mobility strategy that would promote soft mobility modes. In a second phase, a plan was developed with the aim of improving the local accessibility and encouraging the use of environmentally sustainable transports. All the restraints, as well as local features and different examples and successful measures identified during research were taken into account the design phase of this plan.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil
Palavras-chave
Mobilidade urbana sustentável , Sustentabilidade , Acessibilidades , Modos suaves , Espaços pedonais
Citação