O texto literário para a infância: uma perspetivação do mundo e um modo de conhecimento

Data
2016-10-24
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Resumo
A literatura para a infância é uma área importante para a criação do imaginário e da personalidade da criança e do jovem. Por um lado, a literatura visa perpetuar e transmitir a consciência e a memória coletiva de uma determinada sociedade, por outro lado, os textos - tanto do género narrativo como lírico- possibilitam à criança que esta liberte a imaginação e que sonhe. É evidente que estes dois são importantes para o crescimento da criança e do jovem. Ouvir, ler e contar histórias são constituintes tão próprios da infância como aprender a falar. Destas e de outras questões relativas à fundamentação teórica e ao relevo do texto literário para a infância ocupámo-nos no 1º Capítulo deste trabalho. A Literatura Infanto-Juvenil (designadamente, um corpus de poesia lírica e de textos narrativos, escolhidos entre um leque alargado por nós lecionado em ambiente de estágio) foi objeto de análise científica no 2º Capítulo deste relatório dissertativo, sendo que, para o conto, optámos por um modelo de análise semiótica, sem excluir a abordagem das categorias da narrativa e, para o texto poético, optou-se por fazer uma análise estrutural. Os textos literários supra referidos foram alvo de abordagem em campo, tendo sido levados quer ao Jardim de Infância, quer à sala de aula do 1º Ciclo, com taxas de receção e sucesso elevado por parte das crianças e dos alunos. Desta perspetiva didática damos conta no 3º Capítulo deste relatório dissertativo. Deste modo, o relatório dissertativo que aqui se apresenta encontra-se dividido em três capítulos: O Texto Literário para a Infância: conceito e considerações; Análise Textual: do texto narrativo ao texto lírico e, por último, Aplicação Prática em Sala de Atividades e de Aula.
The Children's Literature is an important element in the development of the imagination and personality in children and youth. On the other hand, the traditional literature of oral transmission aims to perpetuate and transmit the consciousness and collective memory of a given society, on the other hand, the texts - both the narrative as the lyric gender - enable the child to release the imagination and dream. Clearly these two are important for the growth of children and youth. Listening, reading and telling stories are components of the childhood as important as learning to speak. In this sense, the Chapter I show us this previously listed matters. In Chapter II of this dissertation, The Children's and Youth Literature (one corpus of lyric poetry and narrative texts chosen by a wide range of subjects taught in Internship) was subject to a scientific analyses. For the chosen tale, we opted for a model of semiotics analysis without excluding the narrative categories. On the other hand, we decided to do a structural analysis, for the poetic text. In Chapter III, the literary text that we have been talking were an approach target, taking them either to the kindergarten, or the first Class’s classroom, which was successful. Thus, this dissertation is divided into three chapters: The Literary Text for Children: concept and considerations; Textual analysis of narrative text to the lyrical text and, finally, Practical Application in room activities and lessons.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Literatura infantil , Literatura juvenil , Interdisciplinaridade , Ensino , Aprendizagem , Pedagogia , Literatura tradicional oral
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