O contributo da animação sociocultural para a construção de valores na educação pré-escolar: estudo de caso no concelho de Boticas

Data
2015
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Projetos de investigação
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Resumo
As necessidades de desenvolvimento cultural, social, educativo e de valores, exigem à Educação Pré-Escolar o dever de gerar processos que fomentem a motivação, a criatividade e a capacidade de integração de realidades com valores éticos, culturais e sociais diversos. Para o Estudo de Caso escolhemos o Jardim-de-Infância de Boticas porque reúne todas as características necessárias para a realização deste projecto de investigação. Abordamos a maneira como as crianças se aceitam ou se rejeitam, superam (ou não) as distâncias que social e moralmente as separam e de que modos interagem, cooperando no desenvolvimento de acções comuns, partilhando as suas culturas, a autonomia, a liberdade, a participação, a responsabilidade, a solidariedade, a justiça e a cidadania. O Contributo da Animação Sociocultural para a Construção de Valores na Educação Pré-Escolar implica uma análise sobre a interacção entre educação e comunidade. Sendo esta a base que fundamenta o desenvolvimento deste trabalho, procuramos saber como pode o Concelho de Boticas promover a escolha certa para a construção de valores, enquanto espaço educativo, cultural e social. Para esta missão contamos com o apoio das famílias, educadoras, animadoras e parcerias locais.
The need to develop culturally, socially, educationally and values, demands of the preschool education the duty of creating processes that promote motivation, creativity and the capacity to integrate realities with several cultural and social values. For this case of study we picked the nursery school of Boticas because it gathers all the necessary characteristics for the execution of this investigation project. We have the intention to experience the way children accept or reject themselves, overcome (or not) the distances that social and morally separate them and the way they interact, cooperating in the development of common actions, sharing their cultures, autonomy, liberty, participation, responsibility, solidarity, justice and citizenship. The contribution of Socio-cultural Animation for the construction of values in preschool education implies an analysis about the interaction between education and community. Being this the ground question of this work, we will try to find how the municipality of Boticas can be faced as the right choice for the construction of values while educational, cultural and social space. To achieve this we count with the support of families, infant teachers, animators and local partnerships.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
Palavras-chave
Crianças , Comunidade educativa , Educação pré-escolar , Família , Sociedade , Cidadania , Valores , Animação sociocultural
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