Influência da Educação Física nas capacidades motoras: força dos membros inferiores

Data
2016-11-15
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento nasce com o objetivo de referir todo o processo e a experiência do Estágio Pedagógico enquanto professor estagiário durante o ano letivo, inserido no 2º ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O fim desde ciclo académico surge com a realização do Estágio Pedagógico, que têm como objetivo a confirmação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de experiências, conhecimentos e habilidades sob processo de supervisão e desenvolvimento de competências. Neste relatório é referido todo o processo inerente do estágio desde o início até ao final do ano letivo, contendo os principais documentos, linhas de orientação, estratégias e reflexões utilizadas. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: enquadramento pessoal; enquadramento institucional; tarefas de estágio de ensino aprendizagem; e por último tarefas de estágio de relação escola-meio. O conteúdo relatado neste relatório dever ser entendido com uma reflexão pessoal das diferentes experiências, passos e decisões pedagógicas que foram produzidas ao longo do ano com base na observação das diferentes dificuldades reais da escola de forma a encontrar a melhor solução para um melhor processo ensino-aprendizagem dos alunos. Todo o percurso percorrido ao longo do ano foi feito com obstáculos pelo caminho, que com muito trabalho, dedicação, amizade e motivação foram ultrapassados e tornando possível corrigir os lapsos que foram surgindo tornando este estágio uma experiência riquíssima num contexto que significa muito para o nosso futuro. De forma a consolidar do meu desenvolvimento académico, este documento ainda apresenta um estudo sobre a influência da disciplina de Educação Física nas capacidades motoras, relativamente a força dos membros inferiores. Este estudo teve uma amostra de catorze sujeitos. Foram realizadas duas avaliações somáticas relativamente à altura e ao peso em dois momentos distintos, e posteriormente utilizado o cálculo do índice de massa corporal proposto pelo National Center for Health Statistics of the Centers for Disease Control and Prevention (CDC). A avaliação da aptidão física foi efetuada de acordo com a bateria de testes propostos pela AAHPERD relacionada com a performance e descrita em Kirkendall et al. (1987). Nesta bateria pode-se encontrar a avaliação da aptidão física em função da força inferior - salto horizontal. Para análise dos dados foi selecionada uma estatística descritiva e comparativa através do teste não paramétrico Wilcoxon, com o nível de significância estabelecido em p <0,05. As conclusões retiradas deste estudo revelaram que não existiu uma evolução significativa na distância do salto em comprimento.
This document was created with the purpose of describe the whole process and experience of the pedagogical internship as a teacher during the school year, inserted in the master degree in Teaching Physical Education in elementary and secondary education in the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The end from academic cycle emerged with the completion of the pedagogical internship, which aim to confirm the apprenticeship as pedagogical process of building experience, knowledge and abilities under supervision and skills development process. This report describes all the process inherent of the internship from the beginning to the end of the academic year, containing the key documents, guidelines, strategies and reflections used. This report has four areas of intervention, namely: personal framework; institutional framework; internship tasks of learning education; and at last, internship tasks of school- environment relationship. All content reported in this document is should be understood like a personal reflection of different experiences, steps and pedagogical decisions that were made throughout the year based on the observation of different difficulties in the school reality in order to find the best solution for a better process teaching and student learning. The entire trajectory throughout the academic year was done with obstacles along the way, that with hard work, dedication, friendship and motivation were exceeded and making it possible to fix some errors that were emerging in this internship making this a rich experience in a context that means a lot to our future.To consolidate my academic development, this paper also presents a study on the influence of Physical Education in motor capacities. This study had a sample of fourteen subjects. It was made two somatic evaluation regarding height and weight in two differents moments, and subsequently used to calculate the body mass index proposed by the National Center for Health Statistics of the Centers for Disease Control and Prevention (CDC). The physical fitness assessment was conducted in accordance with the battery of tests proposed by AAHPERD related to performance and described in Kirkendall et al. (1987). In this battery one can find the physical fitness assessment according to the lower force - horizontal jump. For data analysis, we selected a descriptive and comparative statistics using the nonparametric Wilcoxon test, with the significance level set at p<0.05. The conclusions drawn from this study showed that there wasn’t a significant development in the long jump distance.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Estágios pedagógicos , Professores , Salto em comprimento , Capacidade motora
Citação