O uso do lúdico nas aulas de línguas em diferentes idades e sistemas de ensino

Data

2016-08-19

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Resumo

A presente dissertação apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, levada a cabo no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, constitui uma reflexão sobre a importância da componente lúdica na sala de aula e a forma como a aprendizagem se dá com recurso ao lúdico em diferentes idades e sistemas de ensino. Tendo sempre presente e interiorizada a ideia de que o jogo enquanto constituinte da componente lúdica é favorecedor de uma aprendizagem mais assertiva e efetiva no que diz respeito à aprendizagem das línguas, este trabalho assenta as suas fundações numa pesquisa realizada em diferentes escolas de ensino tradicional, profissional e privado nas disciplinas de português e espanhol, com o intuito de verificar as diferenças e similitudes na aprendizagem com recurso ao lúdico, sem esquecer a fundamentação teórica que liderou igualmente as perspetivas agora aqui registadas.
This dissertation presented to the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, taken within the Master Degree in Teaching Portuguese and Spanish in Secondary School, is a reflexion about the importance of playing or using didactic games in the classroom and the way the learning process happens having in mind the role of playing didactic games in different ages and teaching systems. Bearing the idea that the game as part of the playing component favors a more assertive and effective learning in what concerns learning languages, this work has as foundations a searching projectwork held in different schools of traditional, vocational and public teaching and in the portuguese and spanish subjects with the aim of verifying the differences and similarities in using the games as didactic activities, without forgetting the theoretical fundaments that equally led the perspectives here registered.

Descrição

Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário

Palavras-chave

Ensino de línguas , Sistemas de ensino , Aprendizagem , Lúdico

Citação