Causas de (in)sucesso escolar

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O Insucesso escolar tornou-se um problema do actual sistema de ensino. Não sendo novo, ele requer hoje uma reavaliação, devido às mudanças profundas que as sociedades têm vindo a registar, quer na socialização dos jovens, quer nas exigências que estas fazem cada mais, à participação destes, em diferentes esferas sociais. A desvalorização dos jovens, o insucesso e o desinteresse escolar constituem ainda hoje, nas nossas escolas fenómenos massivos cuja natureza e determinantes parecem ser de essência socioeconómica e /ou desmotivação. Todos sabemos, que este não é um assunto de fácil resolução e que não existem planos óptimos, nem soluções mágicas, para combater o insucesso escolar. No entanto, mesmo assim, todos juntos devemos apresentar soluções/respostas possíveis, por forma a atenuar ou eliminar este problema. A amostra foi constituída por 214 indivíduos, sendo 166 alunos do 3º Ciclo, 30 alunos do Cefs e 18 Professores. Os resultados obtidos indicam que a motivação dos alunos para aprender, o equilíbrio da estrutura familiar, articulação entre a matéria de ensino e a realidade da vida e a percepção da importância dos estudos para o futuro, são factores importantes no combate ao insucesso escolar
The school failure has become a problem of the current educational system. Not new, it now requires a revaluation due to the profound changes that societies experienced over the last years, either in the socialization of young people, both in the demands they make each more, on the participation of those, in different social spheres. The devaluation of the young, school failure and disinterest still constitute, in our schools, to a mass phenomena whose nature and essence seem to be of socio-economic and / or motivational reasons. We all know that this is not an easy matter to solve and there are no great plans or magic solutions to combat school failure. However, even then, all together we provide solutions and answers as soon as possible, so that we can reduce or eliminate this problem. The sample consisted of 214 individuals, with 166 students in the 3rd cycle, 30 students and 18 teachers of CEF´S. The results indicate that students motivation to learn, the balance of family structure, articulation between the issues taught and life´s reality and perception of the importance of education for the future are important factors in the fight against school failure.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários
Palavras-chave
Sucesso , Insucesso , Família , Aluno , Success , Failure , Family , Student
Citação