O trabalho prático no ensino das ciências na educação pré-escolar

Data
2014
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na IPSS Nuclisol Jean Piaget – Vila Real. Este apresenta a prática pedagógica desenvolvida no ensino das ciências num grupo de 21 crianças com 4 anos de idade. Pretendeu-se com este relatório refletir sobre como pode ser introduzido o trabalho prático no ensino das Ciências na Educação Pré-escolar e quais os papéis das crianças e do professor na realização do mesmo. Abordamos as definições e conceitos dos tipos de Trabalho Prático, suas características e a importância da realização destas atividades práticas no ensino das Ciências. Debruçámo-nos essencialmente sobre a Área do Conhecimento do Mundo e indicamos as possibilidades de trabalho prático a realizar no ensino das ciências no contexto escolar referido. É importante a introdução deste tipo de atividades no pré-escolar para que as crianças se sintam motivadas à aprendizagem das ciências e adquiram/comecem a utilizar os conceitos científicos corretamente. A realização deste relatório permitiu-nos também refletir sobre toda a prática pedagógica realizada para que, futuramente, possamos melhorar a nossa prática no ensino das ciências enquanto educadores/professores. Apresentamos em primeiro lugar a caracterização da instituição e do grupo de crianças, de seguida passamos à fundamentação teórica pela qual se baseou este trabalho e por fim apresentamos a prática pedagógica desenvolvida, as respetivas planificações e uma reflexão e análise sobre a mesma.
This Report, indispensable for obtaining a master's degree in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, was based on the teaching practice conducted in IPSS Nuclisol Jean Piaget - Vila Real. This presents the pedagogical practice developed in science education in a group of 21 children, aged 4 years old. The aim of this report reflects how the practical work in the teaching of Science in Pre-school Education can be introduced and what the roles of children and teacher in achieving the same. We focused primarily on the Knowledge of the World and indicate the possibilities of practical work involved in science education in the school context mentioned. It is important to introduce such activities in preschool for children to be motivated to learn science and gain/start using scientific concepts correctly. We present the definitions and concepts of the types of Practical Work, their characteristics and the importance of performing these practical activities in science education. The completion of this report allowed us also reflect on all pedagogical practice performed so that in future, we can improve our practice in science teaching as educators / teachers. First we present the characterization of the institution and the group of children, then spent the theoretical basis by which this work is based, and finally, we present the developed pedagogical practice, the respective lesson plans and reflection and analysis on the same.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Estágios pedagógicos , Educação pré-escolar , Ensino das ciências , Trabalhos práticos
Citação