A promoção da educação ambiental através do desporto de aventura e natureza em meio escolar

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho pretende avaliar o nível ético ambiental a que se encontram os praticantes de Desporto de Aventura e Natureza, neste caso especifico os praticantes de Orientação, do Desporto Escolar, da zona Norte de Portugal. Assim, elaborou-se um modelo de avaliação, com trinta e uma questões de resposta fechada sobre Sustentabilidade, Conservação da Natureza, Reciclagem e Defesa dos Seres Vivos, sendo as respostas obtidas através de uma escala de Likert de cinco pontos, que oscila entre os extremos “Discordo Totalmente” (valor 1) e o “Concordo Totalmente” (valor 5). Os resultados obtidos demonstram que os praticantes apresentam um bom nível ético ambiental, sendo as dimensões Conservação da Natureza e Defesa dos Seres Vivos as mais valorizadas pelos inquiridos, seguidas da Reciclagem. A Sustentabilidade, apesar dos bons resultados, é aquela onde se verifica uma menor sensibilidade. Face aos resultados obtidos, propõe-se a focalização dos conteúdos programáticos da Educação Ambiental na componente Sustentabilidade e nas práticas de redução e reutilização de resíduos.
The present work intends to evaluate the environmental ethical of the practitioners of Adventure and Nature Sports, in particular the athletes of Orienteering at school sport in the North of Portugal. In order to do so, an evaluation model was elaborated, with 31 questions of close reply to evaluate the following dimensions: Sustainability, Conservation of the Nature, Recycling and Defense of the Living Beings. The questions were classified through a scale of Likert of five points that oscillates between the extremities “Disagrees” (value 1 Total) and “Totally agree” (value 5). The results showed that the practitioners present a good environmental ethical level, being the dimensions Conservation of the Nature and Defense of the Living Beings the most valued by the inquired ones, followed by the Recycling dimension. The Sustainability, although with good results, is the dimension less valorized by the practitioners. Taking these results into consideration, we propose a greater focus of the programmatic contents of the Environmental Education in the Sustainability component and in the themes of waste reduction and reutilization.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto e Educação Física, no Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário
Palavras-chave
Citação