O marketing digital na promoção de grandes eventos: estudo comparativo entre as Capitais Europeias da Cultura 2012: Guimarães vs. Maribor

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2014
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Resumo
Com as novas tecnologias passamos a viver rodeados de informação. A Internet transformou-se num poderoso veículo de comunicação, num dos principais porta-vozes da notícia, onde até então os consumidores só tinham acesso através dos canais mais tradicionais, como a televisão, rádio, jornais, etc. Com a propagação da Internet, a informação passou a ter novos donos e esses proprietários são a sociedade. Esta, por sua vez, tem definido uma nova forma de consumir, utilizando os ambientes online. O presente trabalho de investigação tem como objetivo refletir sobre o papel do marketing digital, da sua importância nas redes sociais, como também a sua relevância na promoção nos grandes eventos junto do seu público específico. Com o intuito de analisar tal problematização, propomo-nos apresentar um estudo comparativo daquelas que foram as duas capitais europeias da cultura 2012: Guimarães e Maribor, procurando averiguar as respetivas estratégias comunicacionais via Internet. A facilidade de distribuição e acesso a informações via Internet e a possibilidade de interação transformam-na numa autêntica ferramenta de comunicação e, estes eventos, para além das ferramentas tradicionais, procuraram, também, utilizar a Internet na comunicação com os seus stakeholders.
With the new technologies we lived surrounded by information. The Internet has become a powerful vehicle of communication, one of the main spokesmen of the news, which until then the consumers had only access through more traditional channels such as television, radio, newspapers, etc... With the spread of Internet, the information has now new owners and these owners are the society. This, in turn, has defined a new way to consume using the online environments. This research work aims to reflect on the role of digital marketing; its importance in social networks, as well as their relevance in promoting the major events with is specific audiences. In order to analyze such questioning, we propose to present a comparative study of those who were the two European Capitals of Culture 2012: Guimarães and Maribor, trying to ascertain the respective communication strategies via Internet. The facility of distribution and access to information via the Internet and the possibility of interaction make it an authentic communication tool, and these events, in addition to the traditional tools, sought also to use the Internet to communicate with their stakeholders.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação
Palavras-chave
Marketing digital , Redes sociais , Grandes eventos , Capital europeia da cultura
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