Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo

Data
2015
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Resumo
O propósito do estudo desenvolvido foi analisar as relações entre a prática desportiva extracurricular e (in)sucesso escolar dos alunos do 3º ciclo da escola EB 2,3 Diogo Cão. Procurou-se também averiguar as associações destas variáveis em relação ao género, número de reprovações e atividade(s) extracurricular(es) praticada(s). O estudo envolveu uma amostra constituída por n=163 alunos dos dois géneros, do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário anónimo e individual, construído para o efeito e tendo em conta os objetivos do estudo. Os resultados demonstraram que os alunos que praticam desporto extracurricular têm melhores resultados do que os não praticantes, verificando-se uma associação positiva entre a prática desportiva extracurricular e o sucesso escolar. Relativamente ao número de reprovações observou-se que os alunos praticantes apresentam uma taxa de reprovação inferior comparada com os não praticantes. Constatou-se que os alunos do sexo feminino apresentam mais sucesso escolar comparando com os rapazes. Por outro lado, verificou-se que os alunos envolvidos em desportos individuais têm melhores notas do que os alunos praticantes dos outros desportos. Posto isto, cabe a todos os agentes envolvidos na educação das crianças e jovens, desde professores, pais e encarregados de educação, incentivar a prática desportiva fora do horário escolar.
The objective of the developed study was to analyze the relations between extracurricular sports and academic (un)success of the EB 2,3 Diogo Cão school. It was also examined the association of those variables in relation to gender, number of reproofs and practiced extracurricular activities . The study involved a n = 163 sample of both genders students from the 7th, 8th and 9th grade. For data collection was used an anonymous individual questionnaire, constructed for the purpose and taking into account the objectives of the study. The results showed that students who play extracurricular sports have better outcomes than non-practitioners, verifying a positive association between extracurricular sports and school success. Regarding the number of failures it is noted that sport practitioners students have a lower failure rate compared to the non practitioners. It was found female students have more educational achievement compared to boys. However, it was found that individual sports practictioners have better grades than students who practice team sports. That said, it is up to all those involved in the education of children and young people to encourage sport outside school.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Ensino/aprendizagem , Professores , Estágios pedagógicos , Insucesso escolar , Sucesso escolar , Prática desportiva extracurricular
Citação