Relatório da prática de Ensino Supervisionada

Data
2022-10-25
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório pretende expor o trabalho efetuado ao longo do nosso estágio pedagógico, que se desenvolveu no Agrupamento de Escolas de Mogadouro, no ano letivo de 2021/2022. O núcleo de estágio da respetiva instituição educativa era constituído apenas por mim, tendo um Orientador e um Supervisor, que acompanharam todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, procurando sempre potenciar o meu crescimento enquanto docente. Através deste relatório final, irei apresentar as diversas tarefas que realizei neste ano letivo, e que se encontram definidas nas linhas programáticas do estágio pedagógico. Todas estas tarefas contribuíram para a minha formação como futura docente, o conjunto de competências que adquiri, as dificuldades com que me deparei e as estratégias que adotei nessas tarefas serão expressas no decorrer do relatório. Deste modo, este relatório assenta sobre quatro áreas de intervenção, sendo elas: a caracterização dos recursos e da turma 6.º B; a apresentação e descrição das tarefas do ensino supervisionado; o relato das tarefas desenvolvidas no seio escolar; e por último, a reflexão crítica de todo o processo. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a relação entre a aptidão física e o sucesso académico nos alunos do 6.º ano. Participaram neste estudo 49 alunos, tendo recorrido à bateria de testes de aptidão física FITescola para recolha de dados. Para tratamento dos dados recolhidos utilizaram-se os seguintes procedimentos estatísticos: média, desvio padrão, percentagens e coeficiente de correlação de Pearson. As conclusões do estudo indicaram que alguns dos parâmetros da aptidão física se encontram relacionados com os resultados de algumas das outras disciplinas. No entanto, são necessários mais estudos que validem estes resultados.
This report aims to expose the work carried out during our pedagogical internship, which took place at the Agrupamento de Escolas de Mogadouro, in the academic year 2021/2022. The internship nucleus of the respective educational institution consisted only of me, having an Advisor and a Supervisor, who accompanied all the work carried out throughout the school year, always seeking to enhance my growth as a teacher. Through this final report, I will present the various tasks I performed in this school year, which are defined in the programmatic lines of the pedagogical internship. All these tasks contributed to my training as a future teacher, the set of skills I acquired, the difficulties I encountered and the strategies I adopted in these tasks will be expressed throughout the report. Thus, this report is based on four areas of intervention, namely: the characterization of resources and 6th B classes; the presentation and description of supervised teaching tasks; the report of the tasks developed within the school; and finally, the critical reflection of the whole process. For the consolidation of my academic development, this report also includes a study on the relationship between physical fitness and academic success in 6th grade students. 49 students participated in this study, having used the battery of physical fitness tests FITescola for data collection. To process the collected data, the following statistical procedures were used: mean, standard deviation, percentages and Pearson's correlation coefficient. The findings of the study indicated that some of the parameters of physical fitness are related to the results of some of the other disciplines. However, further studies are needed to validate these results.
Descrição
Relatório elaborado com vista na obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Prática de Ensino Supervisionada
Citação