Reflexão sobre a atividade docente na educação em Ciência

Data
2015-02-27
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório é elaborado para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e tem como objetivo principal refletir a prática letiva, iniciada em 1983 e realizada em várias áreas de ensino, Ciências Físico-Químicas do 3ºciclo, Matemática e Ciências no ensino de adultos e Ciências Naturais e Biologia e Geologia- em várias escolas incluindo o estabelecimento prisional de Lamego. Pretende abordar, de uma forma reflexiva, as situações de ensino mais marcantes da autora, salientando alguns aspetos teóricos que subjazem a atividade docente, nomeadamente a relação da experiência profissional no estabelecimento de uma relação professor-aluno que propicie uma aprendizagem significativa, o papel do professor em diferentes contextos de ensino e a importância dos diversos cargos desempenhados ao longo da carreira docente. Esta reflexão tem como objetivo principal contrapor opiniões de peritos e investigadores da educação com a realidade vivenciada por uma atividade docente longa, diversificada e iniciada antes ainda de qualquer formação pedagógica. A apresentação de alguns casos, estratégias e recursos usados e as ações realizadas na formação contínua bem como algumas reflexões pessoais sobre os temas abordados, poderão contribuir para um enriquecimento da prática pedagógica de quem ler este relatório.
This report is prepared for a master degree in Teaching of Biology and Geology in Middle School and High School, and it has as main goal to reflect about the teaching practice, begun in 1983 and performed in several areas of teaching, Physics and Chemistry at Middle School, Mathematics and Science in adult education and Natural Sciences and Biology and Geology, in various schools, including a prison facility in Lamego. This report seeks to address the most striking teaching situations of author, emphasizing some theoretical aspects that underpin the teaching activity, particularly the connection between professional experience and establishing a student-teacher relationship that fosters meaningful learning, the role of teachers in different teaching contexts and the importance of the various positions held throughout the teaching career. This discussion aims to counteract the main opinions of experts and researchers of education with the reality experienced by a long and diversified teaching activity, started even before any pedagogical training. The presentation of some cases, strategies, resources and actions performed in training as well as some personal reflections on the topics, may contribute to the enrichment of the pedagogical practice of those who read this report.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Experiência profissional , Relação pedagógica , Aprendizagem , Formação
Citação