A publicidade como mecanismo para criar valor a uma marca

Data
2016-08-19
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Resumo
O presente estudo surge no sentido de compreender a importância que a publicidade exerce no aumento das vendas, notoriedade e visibilidade social de uma marca. Para o efeito, será efetuada uma pesquisa documental de maneira a contextualizar a técnica e compreender a importância das técnicas de criação da mensagem e dos media no processo publicitário. Para melhor compreender de que forma a publicidade poderá ter um papel importante na criação de valor, optou-se por efetuar um estudo de caso à McDonald’s, uma marca que tem uma comunicação publicitária forte (contrastando como os seus concorrentes) e que, ao mesmo tempo, explora a dimensão social. A primeira fase do estudo empírico consistirá em fazer uma análise qualitativa à McDonald’s, abordando temáticas como a história, negócio e comunicação publicitária da marca. Numa segunda fase, far-se-á uma análise quantitativa, recorrendo a um questionário que visará obter respostas relativamente ao comportamento do consumidor em relação à publicidade e à marca em estudo. Finalmente será analisado o impacto que a publicidade teve nas vendas de produtos introduzidos no restaurante de Vila Real durante o período de estudo: o Chicago Classic e McWrap Itália e Caprese. Procurar-se-á também obter a opinião de funcionários da McDonald’s relativamente ao impacto da publicidade nas vendas.
This study looks at understanding the importance that advertising has in the increased sales, visibility and social awareness of a brand. For such purpose, a documentary research will be conducted in order to contextualize the technique and understand the importance of creating techniques of the message and the media within the advertising process. To better understand how important the advertising could be in creating value, we chose to perform a case study to a brand that has a strong marketing communication (contrasting with its competitors) exploring, at the same time, the social dimension: McDonald's. The first phase of the empirical study will be dedicated to make a qualitative analysis of McDonald's, approaching subjects such as the brand´s history, business and communication advertising . In the second phase, a quantitative analysis will be presented using a questionnaire that aims at obtaining answers regarding the consumer´s behavior when it comes to the advertising and brand under analysis. Finally, it is intended to analyze the impact that advertising had on the sales of three products in the Vila Real restaurant: the Chicago Classic and McWraps Italy and Caprese. Furthermore, the opinion of McDonald's employees about the impact of advertising on sales is also an object of study.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Especialização em Relações Públicas e Publicidade
Palavras-chave
Publicidade , Comunicação , Marketing , McDonald's
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