A literacia em TIC dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário: o caso do concelho de Vila Real

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A presente investigação tem como objetivo geral aferir acerca da influência da Literacia em TIC sobre a performance escolar dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, do concelho de Vila Real. Alguns estudos (e.g. Lau & Yuen, 2014; Zhao, Lu, Huang, & Wang, 2010, Aesaert, Van Nijlen, Vanderlinde e van Braak, 2014; Lennon, Kirsch, Von Davier, Wagner, & Yamamoto, 2003; Baek et al., 2008) da recente literatura sobre a Literacia em TIC demonstram que esta deve compreender a Literacia da Internet, a Literacia Informática e a Literacia Informacional, sendo estas três formas de literacia indispensáveis em muitos aspetos da vida humana no séc. XXI. Para construir uma visão polifacetada da realidade em estudo, demos voz aos alunos desses ciclos de estudo. Para determinar as relações, entre as várias dimensões da literacia em TIC (literacia da internet, literacia informática e literacia informacional), a importância do apoio parental e dos professores, a utilização da internet para estudo e para lazer, bem como a influência destes fatores na performance escolar e aferir de que forma é que as mesmas se relacionam para explicar, de uma forma geral, por que razão a literacia em TIC influencia a performance escolar, recorremos a um software para análise de modelos de equações estruturais. Os resultados estatísticos obtidos, no presente estudo, comprovaram que a literacia em TIC é, sem dúvida, um fator determinante na performance escolar dos alunos. Verificámos ainda que a utilização da internet para estudo é um fator preponderante para a performance escolar, e conseguimos ainda demostrar, com esta investigação, que o apoio parental e dos professores exerce uma influência positiva para a literacia em TIC, nos alunos das escolas do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, do concelho de Vila Real.
The present investigation has as overall goal to survey the influence of ICT Literacy on educational performance of students of 3rd cycle of basic and secondary education, (in the municipality of Vila Real). Some studies (e.g. Lau & Yuen, 2014; Zhao, Lu, Huang, & Wang, 2010, Aesaert, Van Nijlen, Vanderlinde e van Braak, 2014; Lennon, Kirsch, Von Davier, Wagner, & Yamamoto, 2003; Baek et al., 2008) from recent literature on ICT Literacy show that it should embrace Internet’s Literacy, Computer Literacy and Information Literacy, being these three essential ways of literacy in many aspects of human life in the XXI century. In order to build a multifaceted view of the reality in study, we gave voice to students from those cycles of study. To determine the relations, between the several ICT literacy dimensions (Internet’s Literacy, Computer Literacy and Information Literacy), the importance of parental and teacher’s support, the usage of Internet for school and leisure, as well as the influence of these factors on school performance and to survey in which way they relate to one another to explain, in a general way, the reason why ICT Literacy influences school performance, we drew upon a software for analysis of structural equation models. The statistical results obtained, in the current study, have proved ICT Literacy to be, without a doubt, a determining factor on students’ school performance. We have established that the usage of Internet for school is a major factor, what concerns school performance, and we were able to demonstrate, with this investigation, that parental and teachers’ support has a positive influence to ICT Literacy, on students from schools of 3rd cycle of basic and secondary education, in the municipality of Vila Real.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas
Palavras-chave
Tecnologias da informação e comunicação , Alunos , Ensino básico 3º ciclo , Ensino secundário , Literacia informática , Performance escolar
Citação