O espaço da infância nas narrativas A Guardadora de Gansos e o Estranho Amável de Luísa Monteiro

Data
2007
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O objectivo fundamental da reflexão que este trabalho produz é conhecer em que medida o tema da infância é retratado nas narrativas A Guardadora de gansos e O Estranho Amável da Autora Luísa Monteiro. Para levarmos a cabo tal objectivo, depois de fazermos uma pequena retrospectiva da vida e obra de Luísa Monteiro de forma a dar a conhecer a Autora ao leitor, falamos da importância do estado da infância para Luísa Monteiro. Apercebemo-nos que a Autora explora o estado da infância através da aproximação intertextual a outras obras. Assim, fazemos também referência aos tipos de intertextualidade existentes na Literatura, terminando com a referência ao tipo de intertextualidade utilizado por Luísa Monteiro: o pastiche, o qual consiste na imitação criativa de um texto já existente. Por último, descrevemos as características existentes nas narrativas A Guardadora de Gansos e O Estranho Amável, que são importantes para analisar em que medida é utilizado o pastiche e de que modo é tratado o tema da infância.
The main object of this work is to acknowledge in which measure childhood is portrayed in Luisa Monteiro’s novels A Guardadora de Gansos and O Estranho Amável. In order to achieve that object, we focus on the importance of childhood to Luisa Monteiro, not before doing a small retrospective about Luisa Monteiro’s life and work so that the reader get acquainted to the Authoress. We perceive that the Authoress searches into the childhood condition through the intertextual approach to other works. Afterwards, we report the intertextual types existing in Literature, ending with the allusion to the intertextuality type used by Luisa Monteiro: the pastiche, which consist of an existent text creative copy. At last, we describe the existing characteristics in the novels A Guardadora de Gansos and O Estranho Amável which are important to analyse in which way pastiche is used and in which way childhood is studied.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino Da Língua e da Literatura Portuguesas, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Monteiro, Luísa, 1968- , A guardadora de gansos , O estranho amável , Estudo crítico
Citação