A iniciação à leitura e à escrita: uma comparação entre métodos diferentes

Data
2016-12-06
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes. Na primeira parte desenvolvi uma pequena investigação teórica sobre um tema que me interessou logo na licenciatura e que a meu ver está no cerne do meu curso – como iniciar a criança na leitura e na escrita. – Para desenvolver este tema procurei investigar sobre os métodos e processos mais habituais e mais usados em Portugal. Assim, a primeira parte deste Relatório divide-se em três momentos: 1. – Uma abordagem teórica sobre os Métodos Analítico-Sintéticos, que correspondem aos métodos mais utilizados nas Escolas Portuguesas. 2. – Uma abordagem aos Processos Interativos, incluídos nos métodos globais, pois é um processo adotado por muitos profissionais nacionais, nomeadamente em Vila Real. Este método é indicado como preferencial por alguns Modelos Pedagógicos, como o MEM. 3. – Acrescentei ainda uma abordagem ao Método de Leitura de João de Deus, o único de origem nacional. Trata-se de um método fonético que é utilizado, ainda hoje, em todas as Escolas João de Deus. A segunda parte, referente ao Relatório do Estágio Realizado, esta está dividida em seis pontos: a caracterização dos contextos (do meio e da instituição), a caracterização dos espaços e materiais, a caracterização do grupo do Jardim de Infância e da turma do 1º ciclo, a importância da planificação na vida do professor, o relato das atividades de Estágio I (uma atividade orientada, uma atividade livre e uma atividade de rotina), o relato de uma semana de responsabilização realizada no Estágio II e o processo de avaliação realizado no contexto da Educação do Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo.
This final internship report has been divided into two parts. The first consists of a small, theoretical research work on a topic that has interested me ever since my undergraduate studies and that, in my opinion, is at the very core of the program I undertook --- how to introduce the child to the skills of reading and writing. In order to explore this theme, I delved into the methods and processes and are most commonly accepted and most widely used in Portugal. Thus, the first section of this report has been divided into three parts: 1. – A theoretical examination of the analytical and synthetic methods most commonly employed in Portuguese schools 2. – A look at the interactive processes utilized in the global methods most employed, since this is an approach that has been adopted by many Portuguese professionals, especially in Vila Real. This method has been cited as the preferred approach in some pedagogical models such as the MEM. 3. – I have also added a section on the reading method pioneered by João de Deus, the only one developed in Portugal. It is a phonetically-based approach that is still used today in all the João de Deus schools. The second part includes the internship report and is divided into six points: a description of contexts (the environment and the institution), description of the physical space and materials, description of the kindergarten group and the primary schoolclass, the importance of planning, an account of Internship I activities (a guided activity, a free activity and a routine activity), a description of an accountability week carried out in Internship II and the evaluation process carried out within the context of pre-school and elementary school education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Alfabetização , Contribuições do método de João de Deus , Leitura , Escrita , Prática pedagógica
Citação