Comunicação no Alojamento Local Casa da Aldeia da Avó

Data
2023-04-11
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Projetos de investigação
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Resumo
O presente relatório de estágio tem por base um estágio curricular realizado no âmbito do segundo ano de mestrado do curso de Ciências da Comunicação, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio foi realizado na instituição de alojamento local, Casa da Aldeia da Avó e decorreu entre os meses de outubro de 2021 a abril de 2022. Encarou-se, assim, como principais objetivos para realização do estágio: aplicar os conhecimentos adquiridos dos anos anteriores de formação; desenvolver conteúdos; adquirir conhecimento na área do turismo e presenciar/integrar o ramo da hotelaria. A parte empírica do presente relatório aborda a relação entre o turismo e a comunicação. Com o surgimento das (novas) tecnologias o setor do turismo enfrenta novos desafios. A união do turismo à era digital deverá ser encarada como uma mais valia pelas empresas do setor hoteleiro. Assim sendo, a pergunta de investigação define-se por: “qual a importância das estratégias de comunicação digitais no turismo local, mais concretamente no caso de estudo Casa da Aldeia da Avó?”, tendo por base atingir os seguintes objetivos: Compreender a relevância da comunicação digital para o turismo; Analisar o comportamento da entidade nas plataformas digitais (nomeadamente o Facebook e Instagram) - identificando possíveis lacunas na projeção; Decifrar quais são os benefícios da comunicação estratégica tem no setor do turismo, tendo em vista impulsionar o negócio com base no ramo digital. Para atingir estes objetivos, a metodologia do relatório passa pela análise de conteúdo da instituição acolhedora nas plataformas digitais, pela sua interação com clientes e pelo tipo de informação disponível. Assim sendo, a autora averiguou de que modo o alojamento se comportava no mundo online, quais eram as suas estratégias de comunicação com os antigos hóspedes, os atuais e público-alvo. Por outro lado, foi também necessário compreender como é observado esse comportamento aos olhos dos clientes sendo elaborado um inquérito e realizado um tratamento estatístico dos dados.
This internship report is based on a curricular internship carried out within the second year of the master's degree in Communication Sciences at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The internship was carried out in the local accommodation institution, Casa da Aldeia da Avó and took place between October 2021 and April 2022. Thus, the main objectives of the internship were: to apply the knowledge acquired from previous years of training; to develop contents; to acquire knowledge in the area of tourism and to experience/integrate the hospitality industry. The empirical part of this report deals with the relationship between tourism and communication. With the emergence of (new) technologies the tourism sector faces new challenges. The joining of tourism to the digital age should be seen as an asset by companies in the hospitality industry. Therefore, research question is defined by: "what is the importance of digital communication strategies in local tourism, specifically in the case study Casa da Aldeia da Avó?", based on achieving the following objectives: Understand the relevance of digital communication for tourism; Analyse the entity's behaviour on digital platforms (namely Facebook and Instagram) - identifying possible gaps in projection; Decipher what benefits strategic communication has in the tourism sector, with a view to boosting the business based on the digital branch. To achieve these objectives, the methodology of the report goes through the content analysis of the hosting institution on digital platforms, its interaction with customers and the type of information available. Therefore, the author ascertained how the accommodation behaved in the online world, what its communication strategies with former guests, actual guests and target audience. On the other hand, it was also necessary to understand how this behaviour is observed in the eyes of customers, and therefore prepared a survey and a statistical treatment of data.
Descrição
Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Comunicação
Palavras-chave
Estratégias de comunicação , Turismo Local
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