O Mini-Planetário e a Biblioteca Escolar

Data
2010
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Projetos de investigação
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Resumo
No nosso trabalho, começamos por reflectir acerca da herança, da recolha e adaptação de histórias da Literatura de Expressão Oral, como salvaguarda da memória colectiva de um povo. Foi nossa preocupação salientar aqueles que, através da palavra, transmitiram testemunhos, constituindo a base da actual Literatura Infanto-Juvenil. Intencionalmente, fizemos uma abordagem ao aparecimento e evolução da Literatura Infanto-Juvenil a nível internacional e em Portugal Pretendemos que todos os agentes educativos tomem consciência de que a capacidade da leitura condiciona fortemente a participação na sociedade, pois é uma ferramenta insubstituível, permitindo aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências, conhecimentos e a uma nova visão do mundo. Damos a conhecer propostas em que a escola e a biblioteca escolar/centro de recursos educativos podem promover entre si uma escola de sucesso, não só convencionalmente, mas através da apresentação de novos projectos e do espírito de entreajuda entre ambas, apelando à responsabilidade e à criatividade. O recurso às Novas Tecnologias para a concepção do filme Noites Turbulentas e o recurso a outras tecnologias foram de grande importância na construção do Mini-Planetário. Levam-nos a pensar que já não basta saber ler, mas que o indivíduo tem de se socorrer do progresso tecnológico. Apresentamos uma escola viva, onde a biblioteca escolar/centro de recursos educativos seja uma fonte inesgotável de informação, com um espaço próprio, que necessita de um acervo diversificado, actualizado, com recursos humanos adaptados às novas necessidades, com metodologias e avaliação correctas, com coerência em toda a planificação, promovendo o estudo da Astronomia, acompanhado do espírito de inovação.
In this Project we started to reflect about the heritage, gathering and adaptation of stories of the oral literature as a way of keeping the memory of a people. It was our concern to point out those that through the word passed on testimonies which are now part of the juvenile literature. It was our intention to approach the appearing and evolution of the juvenile literature in an international level and in Portugal. We intend that every educational agent has the conscience that the capacity of reading leads to a high participation in society as it is an irreplaceable tool which ables the readers to find a group of experiments, knowledges and also a new vision of the world. We also present proposals in which the school and the library can promote and thus become a successful school, not only conventionally but also through the presentation of new projects and the helping between both, not forgetting the importance of a responsability and creativity. The using of new technologies to the conception of the film “Noites Turbulentas” and the use of other technologies were of great importance in the construction of the “miniplanetário”. This way it is not enough to know how to read but the individual has to use the technological progress. We present a school full of life where the library is an endless source of information with a proper space which needs a great diversity and actualized information with human resources adaptated to the new needs, with uniformization in every planification, promoting the study of the astronomy side by side with a spirit of inovation.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa: Especialização em Literatura Infanto-Juvenil
Palavras-chave
Literatura Infanto-Juvenil , Biblioteca escolar
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