O efeito do Marketing Interno na motivação dos colaboradores, na felicidade no trabalho e no desempenho laboral: o caso do setor de transformação e comercialização de granitos em Marco de Canaveses

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É evidente, através do crescente número de publicações, o interesse pela temática do marketing interno. Nesse sentido, este estudo aborda o marketing interno e os seus efeitos na motivação, na felicidade no trabalho e no desempenho laboral. Por um lado, realizou-se uma extensa revisão da literatura sobre as variáveis em estudo, como sejam o marketing interno, a motivação (dividida em intrínseca e extrínseca), a felicidade no trabalho e o desempenho laboral, bem como uma breve análise bibliométrica das mesmas. Após esta análise foi possível analisar a evolução dos estudos que têm sido feitos em relação às variáveis e ainda as diferentes perspetivas estudadas. Por outro lado, foi desenvolvido um estudo empírico, aplicado a empresas do setor de transformação e comercialização de granito do concelho de Marco de Canaveses, com o objetivo de verificar o efeito do marketing interno na motivação intrínseca e extrínseca, na felicidade no trabalho e no desempenho laboral. Verificou-se que a perceção relativa ao marketing interno foi a mais baixa entre as variáveis analisadas, enquanto que o desempenho laboral representou a perceção mais elevada por parte dos colaboradores. Através da estimação de um modelo de equações estruturais, foi possível corroborar a maioria das hipóteses que foram definidas em função da revisão da literatura, sendo que foi possível verificar uma influência positiva do marketing interno na motivação intrínseca, na motivação extrínseca e na felicidade no trabalho. Contudo, não se verificou a existência de uma relação estatisticamente significativa entre o marketing interno e o desempenho laboral, sendo que esta relação se verificou possível, de forma indireta, através dos efeitos mediadores da motivação intrínseca e da felicidade no trabalho. Também se verificou uma influência positiva entre a felicidade no trabalho e o desempenho laboral e ainda entre a motivação intrínseca e a felicidade no trabalho. Não foi possível confirmar uma relação entre a motivação extrínseca e a felicidade no trabalho.
It is evident, through the growing number of publications, the interest in the theme of internal marketing. In this sense, this study addresses internal marketing and its effects on motivation, happiness at work and job performance. On the one hand, there was an extensive review of the literature on the variables under study, such as internal marketing, motivation (divided into intrinsic and extrinsic), happiness at work and work performance, as well as a brief bibliometric analysis. After this analysis it was possible to analyze the evolution of the studies that have been done in relation to the variables as well as the different perspectives studied. On the other hand, an empirical study was developed, applied to companies in the granite transformation and marketing sector in the municipality of Marco de Canaveses, with the objective of verifying the effect of internal marketing on intrinsic and extrinsic motivation, happiness at work and in work performance. It was found that the perception of internal marketing was the lowest among the variables analyzed, while work performance represented the highest perception by employees. By estimating a model of structural equations, it was possible to corroborate most of the hypotheses that were defined due to the literature review, and it was possible to verify a positive influence of internal marketing on intrinsic motivation, extrinsic motivation and happiness at work . However, there was no statistically significant relationship between internal marketing and job performance, but this relationship was found to be possible, indirectly, through the mediating effects of intrinsic motivation and happiness at work. There was also a positive influence between happiness at work and job performance and between intrinsic motivation and happiness at work. It was not possible to confirm a relationship between extrinsic motivation and happiness at work.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais
Palavras-chave
Marketing Interno , Motivação Intrínseca
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