Relatório da prática de Ensino Supervisionada: realizado na Escola Básica Integrada da Horta

Data
2022-09-16
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório surge da reflexão do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Básica e Integrada da Horta, no ano letivo 2021/2022, que está inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico apresenta-se como a última e mais importante etapa da formação académica, sendo o culminar de um processo que se caracteriza como um período de aprendizagem, servindo de base para o futuro enquanto docente. De modo geral, este documento ilustra todo o percurso desenvolvido ao longo do presente ano letivo, composto por momentos positivos bem como outros menos positivos, no entanto todos foram encarados como motivo de crescimento e desenvolvimento das capacidades. Será evidenciada também a capacidade de enfrentar e ultrapassar as adversidades deparadas ao longo de todo este processo de estágio, sendo, deste modo, a reflexão um fator preliminar tanto para o desenvolvimento do docente bem como a aplicação de práticas e estratégias que venham combater estes obstáculos. Assim, serão expostas, de um modo descritivo e reflexivo, todas as situações ocorridas bem como as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. Para a concretização do presente relatório foram abordados diversos temas como a caracterização do meio, relação com a comunidade, tarefas de ensino supervisionado e de relação escola-meio, e, por último, uma conclusão referente a todo este processo. Em suma, é importante realçar o papel que o estágio pedagógico representa no aspirante a docente, uma vez que é neste momento que existirá o primeiro contacto com a realidade, com o mundo de trabalho. Ao lidar com situações adversas, o estagiário aprenderá a aplicar o conhecimento adquirido nos anos anteriores, adaptando-se às circunstâncias, crescendo e evoluindo enquanto professor.
This report occurs as a reflection of the pedagogic internship at the school Escola Básica Integrada da Horta, in the school year 2021/2022 and it’s part of the second year of the master’s degree in Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários of the University of Trásos-Montes e Alto Douro. The internship is the last and the most important stage of the academic formation. It’s also the end of a process which is known as a learning stage that will be the basis for the future teacher. In general, this report shows the procedure used during the current school year. There were positive and less positive moments, but each one of them were very enriching and seen as a manner of growth and development of capacity. It’s, as well, important to demonstrate the capacity to face and overcome adversities during all the process of internship. The present reflexion is a very important factor, not only for the teacher’s progress, but also an enforcement of practices and strategies to face the obstacles. Each activity developed throughout the school year will be described and considered in this report. To write this report, it was necessary to approach matters concerning the portrayal of the environment, the relationship with the community, supervised teaching assignments and a conclusion based on all the practice. In short, it is important to emphasize the role that the pedagogic internship represents on a teacher aspirant, since it’s the first contact with reality and the labour world. On dealing with adversity, the intern will acquire how to operate what he has learnt on the past years, adapting his self to reality, growing, and developing, in the meantime, as a teacher.
Descrição
Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Estágio , Educação Física
Citação