A atitude dos professores face à aprendizagem cooperativa

Data
2012
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Resumo
Nas últimas décadas, vários estudos têm demonstrado as inúmeras vantagens que a aprendizagem cooperativa acarreta para as diversas aprendizagens dos alunos. Daí que este método de ensino e de aprendizagem se tenha vindo a assumir como uma alternativa viável aos métodos tradicionais. A aprendizagem cooperativa é um método em que os alunos trabalham em pequenos grupos heterogéneos, com papéis previamente definidos, trocando informações e partilhando materiais, com um objetivo final que é comum a todos os elementos do grupo e sabendo, cada aluno, que só terá sucesso se todos os elementos do grupo também o tiverem. Este método, apesar de ainda ser pouco utilizado em Portugal, aos poucos tem vindo a ganhar força. Neste sentido, a investigação levada a cabo teve como objetivo principal perceber a atitude dos professores sobre a aprendizagem cooperativa. Para tal, recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, pelo que o instrumento utilizado na recolha de dados foi a entrevista semiestruturada. Participaram no estudo sete professoras que utilizavam a aprendizagem cooperativa nas suas aulas. Os resultados do nosso estudo indicam que, para as professoras entrevistadas, a aprendizagem cooperativa é um método com inúmeras vantagens, sendo as mais referidas o aumento do rendimento académico e da autoestima e a melhoria das competências sociais. Não foram descritas desvantagens para os alunos. Todas as professoras ficaram com uma opinião muito positiva depois de terem utilizado este método de ensino e de aprendizagem. Por outro lado, foram identificadas algumas dificuldades na sua implementação, nomeadamente, ao nível dos alunos, do tempo, dos recursos e da extensão dos programas.
In the last decades, several studies have demonstrated the numerous advantages that cooperative learning entails to the students learning. Hence this method of teaching and learning has been assuming as a viable alternative to the traditional methods. Cooperative learning is a method in which the students work in small heterogeneous groups, with previous defined papers, changing information and sharing materials, with a final objective common to all group elements and knowing that, each student, will only have success if all the elements of the group also have. This method, although still few used in Portugal, has been gained strength. In this way, this research had as main objective understand the attitude of teachers about cooperative learning. For that purpose, we recourse to a methodology of qualitative nature, whereby the instrument used in the data collection was a semi-structured interview. Participated in the study seven teachers, that used cooperative learning in their class. The results of our study indicate that, for the interviewed teachers, the cooperative learning is a method with numerous advantages, whereas the most referred ones were the increase of academic performance and of self-esteem, and the improvement of social skills. For the students weren’t described disadvantages. All the teachers staid with a very positive opinion after been used this method of teaching and learning. For the other hand, were identified some difficulties in it implementation, namely, at the level of students, time, resources and the programs extension.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Palavras-chave
Aprendizagem cooperativa , Atitudes dos professores , Prática de ensino e de aprendizagem
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