Proposta metodológica de adaptação ao meio aquático

Data
2011
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Editora
Projetos de investigação
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Resumo
Paralelamente, ao prazer de ensinar os outros a aperfeiçoarem as suas habilidades, o que realmente impressiona são os contextos e os pequenos/grandes detalhes que pesam na influência significativa tanto na prática como no desempenho desportivo. Neste sentido, o objectivo deste trabalho surge ajustado na problemática de saber qual a melhor proposta metodológica de adaptação ao meio aquático como a necessidade de dar resposta a algumas incógnitas que acompanham nas funções de atletas/treinadores e professores. O conhecimento dos aspectos didáctico-metodológicos, as fases em que cada aspecto pode ser integrado, deverão contribuir para compreender e conhecer os processos de ensino a adoptar e adaptar a cada situação e, para optimizar a prestação do aluno/atleta em termos de eficiência do nado. Deste modo, será apresentada uma sequência metodológica, coerente e regulada de exercícios para o nível 1 (aquisição) e para o nível 2 (aperfeiçoamento) de adaptação ao meio aquático. Os seus resultados práticos não são verificáveis neste trabalho.
Alongside the pleasure of teaching others to improve their skills, what really impresses are the contexts and the small / large details that have a significant influence in both practice and performance in sports. In this sense, the purpose of this paperwork appears fitting to the problematic of determine the best methodological proposal for adaptation to the aquatic environment as the need to give an answer to some unknown facts that accompany the functions of athletes / coaches and teachers The knowledge of the educational and methodological aspects, the phases in which each aspect can be integrated, should help to understand and know the processes of education to adopt and adapt to each situation and to optimize the performance of the student / athlete in terms of the efficiency of swimming. Thus, it will be presented a methodological sequence,consistent andregulated by exercisesto level1 (acquisition) andlevel 2 (improvement) of adaptationto the aquatic environment. The practical results are not verifiable in this paperwork.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Meio aquático , Adaptação , Aquisição , Aperfeiçoamento
Citação