As redes sociais como meio de difusão cultural

Data
2017-03-02
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Ao longo deste relatório de estágio será apresentada a Instituição onde o estágio foi realizado e descritas as atividades executadas ao longo do mesmo. A componente teórica escolhida para desenvolver neste relatório será “Redes sociais como meio de difusão cultural”. A escolha deste tema incide e relaciona-se com as atividades desenvolvidas durante o estágio no Edifício AXA. Pretende-se avaliar o Facebook numa perspetiva de agenda cultural. Após uma fundamentação teórica do tema, será realizado um questionário ao maior número de utilizadores possível com o objetivo de provar se estes participam em eventos culturais divulgados nesta rede, o que influencia a sua participação nestes eventos e o tipo de eventos que despertam maior interesse nos inquiridos. Tentar-se-á igualmente apurar se estes utilizadores consideram as redes sociais como o principal meio de divulgação de eventos culturais. A metodologia utilizada para a obtenção de resultados passou pela realização de questionários online e em formato papel a utilizadores desta rede social assim com a observação do ponto de vista de utilizadora. O estudo deste tema e a confirmação das hipóteses de investigação serão importantes para um melhor entendimento acerca da receção de eventos culturais e a sua relação com as redes sociais, o que será uma mais-valia para as entidades culturais e para empresas e profissionais organizadores de eventos.
In this report the institution were the internship took place will be presented and the activities carried out will be described. The theoretical part chosen to be developed in this report will be social networks as a means of cultural diffusion. The choice of the theme is related to the activities developed during the internship in the AXA Building. The intention is to evaluate the social network Facebook in a perspective of a cultural agenda. After a theoretical contextualization of the theme, an opinion survey will be undertaken to as many users as possible with the purpose to prove if these users participate in the cultural events published in this social network, what influences their participation in these events and the type of events that awakens most interest. The intention is also to try to find out if these users consider the social networks as the main way to publicize the cultural events. The methodology used to obtain the results were online surveys to users of this social network as well as observation as a Facebook user. The study of the theme and the confirmation of the research hypothesis will be important for a better acknowledgement about the reception of cultural events and its relation with the social networks which will be an advantage for the cultural entities, the companies and the event management professionals.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Especialização em Relações Públicas e Publicidade
Palavras-chave
Redes sociais , Agenda cultural , Eventos culturais
Citação