Análise da aptidão muscular (força superior) dos alunos do 7º ano da Escola Básica 2/3 S. Torcato: estudo comparativo com o contributo do programa Decamotes e Testes Fitnessgram®

Data
2016-09-23
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Resumo
O presente documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico, inserido no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, e teve como objetivo descrever a experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa, a qual nos permite pôr em prática todas as competências adquiridas ao longo do nosso percurso académico, permitindo de igual modo ganhar a experiência necessária para ultrapassar as dificuldades surgidas e aprender a adotar as melhores estratégias. Neste relatório, pretendemos transmitir um conjunto variado de experiências que nos acompanharam ao longo do ano letivo no desempenho enquanto professor estagiário de Educação Física. Na primeira parte serão descritas todas as tarefas realizadas durante o estágio pedagógico. De forma a consolidar o meu conhecimento e melhoria no desempenho académico, este relatório contempla uma segunda parte, onde desenvolvemos um estudo que teve como objetivo de avaliar a aptidão muscular dos alunos – força superior, antes e após a aplicação de um programa de força: Decamotes. A amostra deste estudo foi constituída pelos alunos do 7º ano (n=98) da EB 2,3 de S. Torcato – Guimarães, com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos de ambos os sexos. Foram divididos em 2 grupos: Grupo Experimental, n=37 (submetido ao programa de treino de força) e Grupo Controlo, n=61 (não submetido a qualquer programa de intervenção). Para se proceder à avaliação da aptidão muscular (força superior) foi utilizado o teste de extensão de braços do programa Fitnessgram. Todos os dados recolhidos foram analisados recorrendo à análise descritiva (Frequências, Máximo, Mínimo, Média e Desvio Padrão) e para a comparação dos dados foi realizado o teste não paramétrico de Wilcoxon. O nível de significância adotado foi de p<0,05. As conclusões identificadas nesta pesquisa foram: 1) os alunos do GE evoluíram entre os dois momentos de avaliação; os alunos do GC não evoluíram entre os dois momentos de avaliação; 3) em termos de ZSAF, os alunos do GE apresentam melhores resultados em comparação ao GC; 4) os alunos do género masculino possuem maior Força Superior quando comparados ao género feminino; 5) o programa de treino de força aplicado ao GE teve provavelmente um impacto direto no ganho de força superior.
The present document comes under the Teacher Training, inserted into the 2nd cycle in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education at the University of Tras-os-Montes and Alto Douro, Vila Real, and aimed to describe my experience as a intern teacher during this school year. The Teacher Training is the culmination of a stage which allows us to put into practice all the skills acquired throughout their schooling, allowing likewise gain the experience necessary to overcome the difficulties that have arisen, as well as learning to adopt the best strategies. In this report, we intend to convey a wide range of experiences that accompanied me during this year as a training teacher of Physical Education. In the first of this report will describe all the tasks performed during the teaching practice. In order to consolidate my knowledge and improved academic performance, this report comprises a second part, where we developed a study that aimed to evaluate the muscular fitness of students - superior strength, before and after application of a strength program: Decamotes. The sample was composed by students from 7th grade (n = 98) of E,B 2,3 of S. Torcato - Guimarães, aged between 11 and 14 years of both sexes. They were divided into two groups: experimental group, n=37 (submitted to strength training program) and control group, n=61 (not subjected to any intervention program). To undertake an assessment of muscular fitness (superior strength) we used the arms length test of Fitnessgram program. All collected data were analyzed using descriptive analysis (Frequency, Maximum, Minimum, Average and Standard Deviation) and for comparison of data was performed nonparametric Wilcoxon test. The significance level was set at p <0.05. The findings identified in this study were: 1) students of GE evolved between the two time points; GC students didn’t evolve between the two time points; 3) in terms of ZSAF, students of GE have better results compared to GC; 4) the male gender students have major superior strength when compared to females; 5) strength training program applied to GE uncompensated had a direct impact on higher power gain.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Aptidão física , Estágios pedagógicos , Aptidão muscular , Fitnessgram®
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