O universo interdisciplinar como veículo privilegiado na articulação de saberes entre áreas disciplinares no 1º e 2.º ciclos do Ensino Básico

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório de feição dissertativa privilegia uma abordagem pedagógico-científica da prática docente de índole interdisciplinar, a qual se assume como veículo privilegiado na articulação de saberes entre áreas disciplinares no 1º e 2.º ciclo do ensino básico. Numa primeira parte do relatório, para além da revisão da literatura acerca do tema central da investigação, enquadramos esta abordagem e o papel do professor na educação em termos de perfil e em termos do quadro legal existente no nosso sistema educativo, enquanto, numa segunda fase, caraterizamos todo o universo relacionado com o Estágio e a Prática de Ensino Supervisionada. Em suma, caraterizamos o meio onde se desenvolveu o Estágio, as planificações relacionadas com o tema central da presente investigação, assim como produzimos uma reflexão / avaliação das mesmas recorrendo à metodologia “Análise SWOT” adaptada ao contexto educacional. De forma a percebermos e aferirmos os pontos fortes e fracos da atividade letiva desenvolvida e as respetivas oportunidades de melhoria para futuro, por parte do docente estagiário.
This report or dissertation favors a pedagogical and scientific approach to teaching practice of interdisciplinary nature, which is presented as a privileged instrument when it comes to the articulation of knowledge between disciplines and its related areas within the 1st and 2nd cycle of basic education. In the first part of the report, besides the literature review about the central topic of research, we fit this approach and the teacher's role in education in terms of profile and in terms of the existing legal framework in our educational system, Meanwhile, we define the whole aspects concerning the Internship and the Supervised Teaching Practice in a second phase. In short, we characterize the setting in which the internship took place and proceeded, the lesson plans regarding the central theme of this research, and we produced a reflection / assessment of these aspects by means of the same methodology "SWOT Analysis" adapted to the educational context. In order to realize and determine the strengths and weaknesses of the teaching activity as developed and the respective opportunities as regards as the future improvement by the trainee teacher.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Palavras-chave
Estágios pedagógicos , Interdisciplinaridade , Prática de ensino supervisionada
Citação