Construção e Instrumentação dos Túneis do Marão

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Na presente dissertação, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da construção de túneis, destacando-se o Emboquilhamento Poente do Túnel do Marão O trabalho inicia-se com uma breve introdução histórica sobre a construção de túneis, a nível mundial e nacional. Seguidamente, devido à grande importância desta obra, abordam-se os objectivos e o seu impacto nas regiões adjacentes. Posteriormente, apresenta-se a caracterização geológica da Serra do Marão, mais especificamente da zona que o túnel irá atravessar. Depois, explica-se como foi efectuada a prospecção, focando a localização e os estudos das mesmas. A partir destas prospecções, estabelece-se uma série de correlações entre os parâmetros geomecânicos. Estas podem ser de grande utilidade para a caracterização destes maciços, assim como as definições dos zonamentos geotécnicos. A caracterização destes maciços possibilitou a determinação de alguns parâmetros geomecânicos, através de cálculos empíricos e computacionais. Foca-se ainda a escolha do método construtivo e dos métodos utilizados para o dimensionamento do túnel. Além disso, efectua-se uma breve descrição dos equipamentos de escavação subterrânea utilizados nesta grandiosa obra. Apresenta-se o plano de fogo utilizado e os ciclos de escavação idealizados e realizados. Com base nestes ciclos, efectua-se uma previsão da conclusão do Túnel Norte para os rendimentos de 100% e de 70% de eficácia. Seguidamente, mencionase uma explicação de todas as classificações efectuadas nas frentes dos túneis. A partir destas classificações, efectuam-se os cálculos empíricos para a determinação do possível suporte primário, do passo de avanço e do tempo de sustimento. Por fim, foca-se a importância do plano de instrumentação efectuado, interno e externo, e apresenta-se os resultados obtidos.
The present document aims to provide a better understanding of tunnels construction, with special focus in West side from the Marão tunnel. The first part of this work introduces an historic report about tunnels constructions, on an international and national level. Due to the big importance of this construction, I decided to present the goals and its impact in around adjacent regions. The second part of this work is a geologic characterization from Marão Mountain, more specifically the area where the tunnel will go through. Then explain how prospection was performed, with focus on the study of her location. From prospection’s we established several correlations among geomechanical parameters. These correlations can be very useful to the characterization of these massive, and to help to define geotechnical zoning. The characterization of the massive has helped to determine some geomechanical parameters, through empiric and computational calculations. It also focuses in the selection of the constructive method and the tools used to dimension the tunnel. On the other hand, it´s made a brief description of the equipments utilized in underground excavation used in this stupendous construction. The fire plan used and the excavation cycles idealized and realized are also presented. Based on these cycles, previsions are made about the North Tunnel conclusion with incomes of 100% and efficiency of 70%. Then a explanation of all classifications realized in the front of the tunnels are mentioned. From these classifications, empiric calculations were made to define the possible primary support, the step forward and the time of suspending. On the end, it´s focused the importance of the instrumentation plan made, internally and externally, and it´s also presented the results.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil
Palavras-chave
Citação