A utilização dos Recursos Educativos Digitais na dinamização do Ensino no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Relatório sobre Atividade Profissional

Data
2019-12-18
Autores
Teixeira, Lucília Maria Dias
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Editora
Projetos de investigação
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Resumo
O presente Relatório sobre Atividade Profissional, com o tema “A utilização dos Recursos Educativos Digitais na dinamização do Ensino no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”, foi realizado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentado à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, ao abrigo da Recomendação CRUP. Apresenta uma reflexão sobre a experiência profissional, dando ênfase ao contributo da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem, identificando as vantagens da utilização dos Recursos Educativos Digitais (RED) no 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico. Recorremos a diversas fontes bibliográficas para fundamentar a integração das TDIC no ensino, particularmente em Portugal e, especificamente, no processo de ensino e de aprendizagem, no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, mencionando a pertinência da formação de professores do século XXI. Na descrição do Curriculum Vitae, pretendemos expor a atividade profissional da autora, com foco nos cinco anos de experiência profissional relevante, começando pela caracterização do contexto institucional, caracterização das turmas e funções exercidas, as ações de formação frequentadas e justificada a sua relevância na atividade profissional. Termina com reflexão crítica relacionada com os desafios encontrados, evidenciando dificuldades sentidas, obstáculos ultrapassados, estratégias utilizadas capazes de promover oportunidades de desenvolvimento profissional e melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. Como perspetivas de estudo futuro, apresenta-se ainda uma proposta de investigação que visa responder à questão: “De que forma os Recursos Educativos Digitais potenciam Práticas Pedagógicas Inovadoras no ensino do Estudo do Meio no 1.º Ciclo e da História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo?” Neste estudo, propomos a realização de uma entrevista aos professores do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo, de modo a aferir qual a sua perceção relativamente à integração dos RED na promoção de práticas inovadoras, nas disciplinas de Estudo do Meio e História e Geografia de Portugal. O relatório finaliza com as considerações finais, efetuando um balanço sobre a atividade profissional desenvolvida, apontando os aspetos positivos, os constrangimentos e a definição de caminhos e estratégias que permitam a melhoria do desempenho docente.
The present Report on Professional Activity, with the theme “The use of Digital Educational Resources in the dynamization of Teaching in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education”, was carried out in order to obtain the degree of Master in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, and it was presented to the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, under the CRUP Recommendation. It presents a reflection on the professional experience, emphasizing the contribution of the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the teaching and learning process, identifying the advantages of the use of Digital Educational Resources (DER) in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. We use several bibliographic sources to support the integration of DICT in teaching, particularly in Portugal and, specifically, in the teaching and learning process, in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, mentioning the relevance of teacher education in XXI century. In the description of the Curriculum Vitae, we intend to expose the author's professional activity, focusing on the five years of relevant professional experience, starting with the characterization of the institutional context, classes characterization and functions performed, the training courses attended and its relevance justified in the professional activity. It ends with critical reflection related to the challenges faced, highlighting difficulties experienced, obstacles overcome, strategies used to promote opportunities for professional development and improve the teaching and learning processes. As future study perspectives, a research proposal is presented that aims to answer the question: “How do Digital Educational Resources enhance Innovative Pedagogical Practices in the teaching of the Study of the Environment in the 1st Cycle and the History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle?” In this study, we propose to conduct an interview with the teachers of the 1st Cycle and Portuguese and History and Geography of Portugal teachers of the 2nd Cycle, in order to assess their perception regarding the integration of the DER in the promotion of innovative practices in the subjects of Environmental Studies and History and Geography of Portugal.
Descrição
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
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