Um exemplo de trabalho com crianças dos 3 aos 10 anos

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico estagiei em dois contextos distintos, no Jardim-de-Infância de Arrabães e na Escola EB1 n.º 5 de Vila Real. O primeiro, de Março a Junho de 2009, realizou-se a pares alternando semanalmente a responsabilização e cooperação. O grupo com o qual partilhámos aprendizagens era constituído por vinte crianças, heterogéneo a nível de idades e sexo. No segundo, que decorreu de Outubro de 2009 a Janeiro de 2010, alternando a responsabilidade por um grupo de três elementos, acompanhámos uma turma heterogénea constituída por vinte e cinco alunos. Propusemo-nos organizar, neste relatório, toda a informação recolhida durante o período dos estágios, as reflexões sobre a prática pedagógica e a análise a textos e obras, que permitiu fundamentar os vários tópicos que abordamos. Caracterizamos os dois contextos, descrevendo o tipo de instituição e reflectindo sobre a importância do conhecimento do meio, com uma breve abordagem à localização do Jardim e da Escola. Continuamos explicando a organização interna dos mesmos e fazemos uma caracterização global do espaço, referindo os aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento da actividade educativa e a importância de um bom funcionamento institucional. Terminamos este ponto com a caracterização global do grupo e da turma. Quanto aos espaços e materiais educativos, abordamos primeiramente a importância dos mesmos e, depois de descrever cada uma das salas, reflectimos sobre a sua organização e funcionamento. Relativamente à actividade educativa apresentamos o modelo pedagógico adoptado, seguindo-se a relação pedagógica e o perfil do educador de Infância e professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Abordamos ainda a gestão do currículo, sintetizamos os vários pontos que fazem parte do Projecto Curricular de Grupo/ Turma e fazemos referência às competências de partida. No desenvolvimento da actividade educativa referimo-nos à importância de planificar e ao trabalho desenvolvido no Jardim-de-Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Finalizamos com o processo avaliativo, definindo avaliação, apresentando as suas funções pedagógicas e as modalidades que integra: diagnóstica, formativa e sumativa.
In the ambit of the Master degree in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. I`ve trained in two distinct contexts, in the Arrabães Preschool and in the EB1 N.5 School of Vila Real. The first occurred from March to June of 2009 and was held by pairs, weekly alternating responsibility and cooperation. The group with which I shared apprenticeship´s, was composed by twenty children, heterogeneous in age and sex. The second, which took place from October 2009 to January 2010, was formed with three elements and the responsibility was also alternated. We attended a group with twenty five students. In this report, I intend to organize all the collected information during the trainee periods, the reflections over the educational practice, text and reference work analysis, which enable to support the several topics broached. I characterize the two contexts, describing the type of institution and reflecting over the importance of the knowledge on the surrounding environment, with light approach to the Preschool and School localization. I continue explaining their internal organization and space global characterization, referring positive and negative aspects to the development of the educational activity and the importance of a good institutional management. I finish this point with the group and class global characterization. Regarding to the educational spaces and materials, I refer at first, their importance and, after describing each one of the classrooms, I reflect over their organization and management. In what concerns to the educational activity, I present the pedagogical model adopted, followed by the pedagogical relationship as well as the educator and teacher profile in the Preschool and 1st. Cycle oh Basic Education, respectively. I also approach to the curriculum management, synthesizing the various points which are part of the Curriculum Group Project/Class and make reference to the competencies of departure. The point developing the educational activity refers the importance of planning and the work in the Preschool and 1st Cycle of Basic Education. I conclude this report, with the evaluation process, giving a definition of the term evaluation and presenting the educational functions and modalities which include diagnostic, formative and summative.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Citação