O Trabalho de Projeto na Educação Pré-Escolar: uma prática refletida

Data
2021-03-10
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A população escolar, nos dias de hoje, é cada vez mais exigente e mais diversificada, assim como os interesses que possuem. Por isto, o método do trabalho de projeto é uma mais valia para responder a essas mesmas exigências. A metodologia de trabalho de projeto constitui uma proposta metodológica que possibilita a resposta aos diferentes interesses e necessidades dos alunos privilegiando a aquisição de aprendizagens e competências importantes para as aprendizagens e desenvolvimento das crianças e para a sua vida em sociedade. O trabalho de projeto é um método de ensino e de aprendizagem orientado para a resolução de problemas, tendo em conta a participação de cada membro do grupo, segundo as suas capacidades, com vista à realização de um trabalho conjunto de cooperação, decidido, planificado e desenvolvido pelas crianças. O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e resultou da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no contexto de Jardim de Infância onde foi implementado o trabalho de projeto. O objetivo deste trabalho é apresentar e fazer uma análise crítica e reflexiva da prática do trabalho de projeto desenvolvida no contexto indicado.
The school population today is increasingly demanding and more diverse, as are the interests they have. For that reason, the method of design work is an asset to meet these same requirements. The project work methodology is a methodological proposal that enables the response to the different interests and needs of students focusing on the acquisition of learning and skills for children's learning and development and for their life in society. Project work is a problem-solving teaching and learning method, taking into account the participation of each member of the group according to their capacities with a view to carrying out joint cooperation work, decided, planned and developed by children. This report was developed under the Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Primary and resulted from the Supervised Teaching Practice developed in the context of Kindergarten where the project work was implemented. The objective of this work is to present and make a critical and reflective analysis of the practice of the project work developed in the indicated context.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
trabalho de projeto , metodologia de ensino e de aprendizagem
Citação