A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física

Data
2016-09-29
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Revemo-nos no contingente profissional marcado por sentimentos de instabilidade e mudanças nas escolas, não obstante, continuarmos firmes na convicção de que a Escola, enquanto organização, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral pleno e harmonioso dos alunos. Assim sendo, consideramos vital que os aspetos éticos sejam trabalhados com os discentes e estejam presentes em toda a atividade profissional e se estendam à sociedade. Em consonância com o referido, encaramos como missão do professor a transmissão e divulgação dos conhecimentos e, em paralelo, o trabalho com os alunos quanto à Ética e ao Espírito Desportivo. Deste modo, o presente relatório sintetiza o percurso académico e reporta a descrição da atividade profissional desde 1996 até Julho de 2014. Apresenta, de forma detalhada, o trabalho realizado em diferentes funções desempenhadas, nas diversas instituições de ensino onde desenvolvemos a atividade profissional, as formações frequentadas, desde 1992, e a respetiva análise reflexiva dos elementos referidos. Posteriormente é feita a apresentação e discussão das atividades/práticas, consideradas relevantes, durante toda a nossa carreira docente. Dentro dessas experiências selecionamos uma, à qual damos especial relevo - a Ética e o Espírito Desportivo nas aulas de Educação Física-, apresentando uma contextualização teórica, em relação à temática abordada. No decurso deste trabalho, procuramos proceder a análises crítico-reflexivas, nomeadamente, em relação aos seguintes itens “A ética na atividade profissional” e “A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física”. Com o objetivo de proporcionar um ambiente favorável tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino, são apontados alguns exemplos de intervenção já utilizados. Das reflexões efetuadas ao longo do trabalho bem como da reflexão final ressaltaram algumas sugestões, apresentadas no final deste documento, as quais consideramos relevantes serem desenvolvidas no futuro.
We review ourselves within the professional contingent marked by feelings of instability and changes in schools, none the less we keep on the belief that the School, as an organization, plays a key role in the full and harmonious development of students. Therefore, we consider vital that ethical aspects must be worked with the students and present in all teaching and professional activity extended to society. In line with that, we face the transmission and dissemination of knowledge as a teacher’s mission and, in parallel, the work with students concerning Ethics and Sportsmanship. Accordingly, this report summarizes the academic path and reports the description of the occupation since 1996. It presents in detail the work done in different tasks performed in the various educational institutions where we had developed the professional activity, the attended training sessions since 1992 and the corresponding reflective analysis of these evidences. Later, we make the presentation and discussion of all the activities/practices, relevant considered, throughout our teaching career. Within these experiments we selected one, to which we give special attention - the Ethics and Sportsmanship in Physical Education lessons - presenting a theoretical context related to the theme/topic. Throughout this paper we try to make critical and reflective analysis in particular on the following items "Ethics in professional activity" and "Ethics and the spirit of sport in Physical Education lessons". Aiming to provide a positive environment and to improve the quality of education we pointed out some examples of intervention already used. From all reflections made throughout the work and the final reflection some suggestions came up highlighted, presented at the end of this document, which we consider relevant and should be developed in the future.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Desporto , Ética
Citação