Relatório sobre a Atividade Profissional

Data
2018-05-29
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo um dos requisitos para a conclusão do curso para efeitos de obtenção do grau Mestre. A sua estrutura obedece a regras ensinadas e adquiridas e a algumas retiradas da bibliografia pesquisada. Descreve detalhadamente o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos letivos como docente de informática, em particular à Área Curricular Não Disciplinar de Cidadania, área implementada na Região Autónoma dos Açores no ano letivo 2010/2011. O relato do trabalho desenvolvido em sala de aula descreve a exploração de programas do pacote Microsoft Office, assim como do sistema operativo Windows. Pretende ser um relato fiel da forma como foram dinamizadas as aulas dos diversos conteúdos e da forma como as metodologias e estratégias adotadas foram sendo adaptadas, corrigidas ou mantidas, consoante os resultados obtidos nos diferentes grupos em que foram aplicadas. Foi dada primazia à aplicação de metodologias mais interativas e apelativas para os alunos, em detrimento da utilização da metodologia expositiva. As estratégias utilizadas passaram pela orientação e encaminhamento dos alunos para a obtenção das respostas necessárias à aquisição dos conhecimentos pretendidos. Para além do trabalho realizado em sala de aula, o relatório descreve o trabalho realizado durante a componente não letiva do horário escolar, nomeadamente na participação em atividades do Plano Anual de Atividades, na integração em grupos de trabalho e na titularidade de cargos, como o de Coordenador de Projetos TIC. A matrícula neste mestrado e consequente redação deste relatório impeliu-me a relembrar alguns dos processos pelos quais havia passado ao longo dos últimos cinco anos de docência. Embora a maioria das estratégias e metodologias empregues no início deste período continuem a ser recordadas e replicadas nas minhas aulas mais recentes, a redação deste relatório relembrou-me algumas especificidades da minha ação em sala de aula que haviam surtido efeito mas que, entretanto, haviam ficado um pouco esquecidas. Por outro lado, enalteceu a necessidade que há em me adaptar e em evoluir enquanto docente, não apenas por ser professor de uma área que está em constante evolução, como é a informática, mas porque há sempre a possibilidade de se incorporar melhorias nas aulas, para que os alunos se interessem ainda mais e consigam absorver mais rapidamente e com menor esforço os conteúdos explorados. Para a continuidade da minha carreira, enquanto docente do grupo 550, tenho como objetivo continuar a aplicar as boas práticas que desenvolvi ao longo desta última década dedicada ao ensino, as quais a redação deste relatório veio reavivar e reforçar. Procurarei atualizar-me sobre novas estratégias e farei por as adaptar consoante as tipologias de turmas encontradas. Neste processo, espero conseguir vir a desenvolver uma prática docente ainda mais completa, que contribua para o meu desenvolvimento enquanto docente mas, sobretudo, para a aprendizagem dos meus alunos.
This report is part of the Master's Degree in Informatics Teaching at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro and is one of the requirements to complete the course for the achievement of the Master's degree. The structure obeys to rules that were taught and acquired as well as some that were taken from the researched bibliography. It describes in detail the work developed during the last five academic years as a computer teacher, in particular at the Non-Disciplinary Curricular Area of Citizenship, an area implemented in the Autonomous Region of the Azores in the 2010/2011 school year. The classroom work report describes the programs study of the Microsoft Office, as well as the Windows operating system. It intends to be an accurate report of how classes were dynamized using the diversed contents and how the methodologies and strategies used were adjusted, corrected or maintained, depending on the results obtained in the different groups in which they were applied. It was given priority to the application of more interactive and appealing methodologies to students, rather than using expository methodology. Strategies used in the classroom intended to give students the needed orientation to obtain the necessary answers to acquire the desired knowledge. In addition to the work done in the classroom, the report describes the work done outside the teaching timetable, such as the participation in activities of the Annual Plan of Activities, as well as the integration into work groups and the appointment of positions, such as IT Projects Coordinator. The enrollment in this master's degree and consequent drafting of this report prompted me to recall some of the processes I had undergone during the last five years of teaching. Although most of the strategies and methodologies employed at the beginning of this period continue to be remembered and replicated in my most recent classes, the writing of this report reminded me of some specificities of my classroom action that had been effective, but went a bit overlooked meanwhile. On the other hand, it enhanced the need for me to adapt and evolve as a teacher, not only for being a teacher in an area that is constantly evolving, such as Computer Science, but also because there is always the possibility of incorporating improvements in classes, so that students become more interested and able to absorb the contents explored more quickly and with less effort. For the continuity of my career, as a teacher of the 550 group, I pursue to continue to apply the good practices that I developed during this last decade dedicated to teaching, which the writing of this report has revived and reinforced. I will try to update myself on new strategies and will adapt them according to the types of classes encountered. In this process, I hope to be able to develop an even more complete teaching practice, which contributes to my development as a teacher but, above all, to the learning of my students.
Descrição
Palavras-chave
Ensino , Informática , Professor , Cidadania
Citação