Avaliação das competências pré-escolares através do teste “Provas de diagnóstico pré-escolar” e a sua relação com o nível sócio- cultural das familias

Data
2013-10-07
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente estudo teve como objetivo perceber se o nível sociocultural dos pais influencia as competências pré-escolares das crianças. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico na qual se faz uma revisão da literatura de temas relacionados com o estudo em questão, Por sua vez, a segunda parte é suportada pela parte empírica com base no enquadramento teórico anterior. A amostra é composta por 50 crianças com idade igual a 5 anos e que frequentam o ensino pré-escolar de algumas escolas da cidade de Vila Real. Através da análise dos resultados, podemos verificar que, efetivamente existe uma relação entre o nível sociocultural dos pais, avaliado pelas habilitações académicas dos mesmos e a aquisição de competências dos filhos.
The present study aimed to understand the socio-cultural influences parental skills of preschool children. This work is divided into two parts. The first part corresponds to the theoretical framework in which to do a literature review of topics related to the study in question, in turn, the second part is supported by empirical part based on previous theoretical framework. The sample comprised 50 children aged 5 years and attending pre-school in some schools of the city of Vila Real. By analyzing the results, we can see that there is indeed a relationship between the level of sociocultural parents, valued by the same academic qualifications and skills of the children.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Palavras-chave
Desenvolvimento das crianças , Rendimento escolar , Estatuto sociocultural
Citação