A utilização das linguagens de programação no contexto do ensino secundário profissionalizante: um Relatório de Atividade Profissional

Data
2017
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Resumo
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e assume-se como um dos requisitos fundamentais para a conclusão do curso para efeitos de obtenção do grau Mestre. A sua estrutura obedece a regras ensinadas e adquiridas e a algumas retiradas da bibliografia pesquisada. A pesquisa dos fundamentos teóricos é o objeto da primeira parte do relatório, contemplando as orientações curriculares para o ensino de Informática, no contexto educativo, que se enquadra nos objetivos de política educativa. Realça-se, que apesar do modelo escolar ser anterior ao século XVIII, desenvolveu-se mais a partir de então, e que, dadas as inúmeras alterações, ainda tem imensas dificuldades em adaptar-se à nova realidade. O reconhecimento da existência de uma forte relação, entre o desenvolvimento das tecnologias, e o acesso ao conhecimento, muito mais organizado, por parte das crianças e dos jovens, permite-lhes desenvolver uma capacidade mental diferente da das gerações anteriores. Como principais conclusões, destaca-se a necessidade, de uma atualização constante, não só da escola enquanto instituição, mas particularmente do profissional de educação, no domínio dos conteúdos e do conhecimento, como as tecnologias contribuem para a qualidade da aprendizagem e do ensino. Por isso, a formação contínua dos docentes assume caráter basilar, na construção de novas competências e habilidades impostas para este profissional. Nesse sentido, é apresentada uma breve reflexão conclusiva da elaboração do presente relatório, onde se procura fazer uma súmula das experiências vividas e da motivação para continuar. Essas experiências resultam, do trabalho com jovens de um Agrupamento de Escolas, que maioritariamente, escolheram a via do ensino profissionalizante para concluírem o ensino secundário.
This report is part of the Master's Degree in Informatics Teaching at the University of Trás-os- Montes and Alto Douro and is one of the fundamental requirements for the completion of the course for the achievement of the Master's degree. Its structure obeys rules learned and acquired and some withdrawals from the bibliography researched. The research of the theoretical foundations is the object of the first part of the report, contemplating the curricular guidelines for the teaching of Informatics, in the educational context, that fits in the objectives of educational policy. It is emphasized that, although the school model predates the eighteenth century, it has developed more since then, and that, given the numerous changes, it still has many difficulties in adapting to the new reality. The recognition of a strong relationship between the development of technologies and the much more organized access to knowledge for children and young people enables them to develop a different mental capacity from that of previous generations. As main conclusions, it is necessary to constantly update not only the school as an institution, but also the educational professional, in the field of content and knowledge, as technologies contribute to the quality of learning and teaching. For this reason, the continuous training of teachers assumes basic character, in the construction of new skills and abilities imposed for this professional. In this sense, a brief concluding reflection is presented on the preparation of this report, which seeks to make a summary of the experiences and motivation to continue. These experiences result from working with young people in a School Group, who mostly chose the path of vocational education to complete secondary education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática
Palavras-chave
Experiência profissional , Linguagens de programação , Ensino profissionalizante
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