Vídeo interativo na Web

Data
2014-07-22
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O vídeo é um elemento fundamental da estratégia de comunicação de muitas organizações. Contudo, é frequente a necessidade de produzir diferentes conteúdos direcionados para públicos-alvo distintos, que os consomem de variadas maneiras, consoante o momento e o dispositivo usado para os visualizar. Assim, mostra-se particularmente interessante a possibilidade de disponibilizar meios que permitam que os utilizadores consigam interagir com objetos de um vídeo interativo, de forma a personalizar os conteúdos a que acede, de preferência minimizando as tarefas de configuração. A forma como os utilizadores acedem à informação e a consomem transformou-se significativamente nos últimos anos, principalmente com a expansão das redes sociais, com maior expressão nos casos do Facebook e do YouTube. Esta evolução tem fomentado o interesse académico por uma maior personalização dos conteúdos, dando maior liberdade para selecionar os conteúdos que melhor se adaptam ao seu perfil, assim como o seu encadeamento temporal. Contudo, não são conhecidos produtos comerciais que o permitam. Nesta dissertação vamos analisar e desenvolver uma solução para esta crescente necessidade de personalização de conteúdo na Web. Essa solução vai permitir ao utilizador interagir com o vídeo de forma a alterar o fluxo do vídeo ou simplesmente a apresentar informação adicional. Para além de haver uma solução para reproduzir esses vídeos interativos, também é preciso desenvolver uma solução para a criação e edição desse conteúdo.
Video is a primary element in the way many organizations communicate. However, sometimes there is a need to differentiate the content to distinctive target audiences that consume them in various ways, depending on the moment and the device used to view them. This way, it’s particularly interesting the possibility to provide ways that allow users to interact with objects from an interactive video, in order to personalize the contents to their needs, preferably minimizing the configuration tasks. The way users access information and consume it, has changed significantly in the last few years, especially with social networks expanding, being Facebook and YouTube the two biggest contributors. This evolution has created an academic interest for a bigger content personalization, giving more freedom to select contents that better adapt to each user profile as well as its temporal entanglement. However there are no known commercially available products that allow it. In this master thesis we are going to develop a solution for this growing need of personalized content on the Web. This solution will allow users to interact with video in a way that they can change the video flow or simply present additional information related with the video content. Beyond developing a player for interactive video, we also have to develop a solution to create and edit those kinds of interactive videos.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia
Palavras-chave
Vídeo interativo , Hypervideo , Digital storytelling , HTML5
Citação