O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol

Data
2015-10-19
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta dissertação, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Considerando a importância de um ensino-aprendizagem centrado no aluno, interessa aplicar estratégias que contribuam para o seu envolvimento e motivação. Neste trabalho destacamos o lúdico como uma ferramenta fundamental para um processo de ensino-aprendizagem eficaz e efetivo, que leve o aluno a adotar um papel central e ativo. Assim, o objetivo principal desta dissertação é apresentar definições, vantagens e atividades propostas por vários autores relativamente ao papel do lúdico no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira/Espanhol. Apresentamos, ainda, algumas atividades lúdicas desenvolvidas ao longo da prática pedagógica.
This essay, submitted to the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, is the result of a reflexive analysis of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master in Teaching Portuguese and Spanish in Basic and Secondary School. Bearing in mind the importance of a learner-centred teaching and learning, it is essential to apply strategies which may contribute to the students' engagement and motivation. In this paper we highlight the ludic element as a fundamental tool for an effective and efficient teaching and learning process, in order to motivate the student to adopt a central and active role. Thus, this essay aims to present definitions, vantages and activities, suggested by several authors, related to the role of the ludic element in the teaching and learning of the Foreign Language/Spanish. We also bring forward some ludic activities developed during the teaching practice.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Língua espanhola , Ensino/aprendizagem , Atividades lúdicas , Jogo , Motivação
Citação