A influência de um programa de condição física na aptidão neuromuscular em alunos do Ensino Secundário: Relatório da prática de ensino supervisionada

Data
2023-09-27
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio, integrada no plano curricular do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. O objetivo principal deste trabalho é relatar todas as vivências da Prática de Ensino Supervisionada e analisar as atividades realizadas na Escola Morgado de Mateus, em Vila Real, com a duração de dez meses consecutivos, sob orientação do Professor Cooperante José Pires e supervisão do Professor Doutor Luís Vaz. Ao longo do ano letivo foi desenvolvido trabalho com a turma C do 12º ano de escolaridade do Curso de Ciências e Tecnologias, tendo sido lecionadas cento e vinte e oito aulas relativas às Unidades Didáticas de Râguebi, Basquetebol, Voleibol, Badminton, Boccia e Corfebol. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: o Enquadramento Institucional (Caraterização do Meio, dos Recursos, da Turma e o Estudo de Turma); a Relação com a Comunidade (Orientadores, Núcleo de Estágio de Educação Física, Departamento de Educação Física, Alunos e Assistentes Operacionais); as Tarefas de Ensino Supervisionado (Planeamento Anual, Unidades Didáticas, Planos de Aula, Intervenção Pedagógica, Avaliação, Prática de Ensino Supervisionada e o Fenómeno Covid-19); as Tarefas de Relação Escola-Meio (Assessoria à Diretora de Turma/Conselho de Turma, o Desporto Escolar e as Atividades Escolares). Para a consolidação do desenvolvimento académico, realizou-se ainda um Estudo Exploratório, com o objetivo de verificar a influência de um programa de condição física na aptidão neuromuscular em alunos do ensino secundário, aplicado nas aulas de Educação Física. Participaram neste estudo 42 estudantes, 17 do sexo feminino e 25 do sexo masculino de três turmas diferentes. Concluiu-se que o programa de intervenção de 24 semanas não induziu a resultados estatisticamente significativos. O estágio prefigurou-se como uma experiência marcante da formação profissional, capacitando um desenvolvimento das competências profissionais, pessoais e sociais, permitindo compreender a verdadeira essência do papel do professor.
This document is part of the Internship course, integrated in the curricular plan of the second year of the Master’s Degree in Teaching of Physical Education at Basic and Secondary Education Levels, of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. The Pedagogical Internship is considered the end of one stage and the beginning of another, with the aim of laying the foundations for a whole training that is intended to be constant, continuous and reflective in the life of a teacher. The main aim of this work is to report all the experiences of the Supervised Teaching Practice and to analyse the activities carried out at Morgado de Mateus Secondary School, in Vila Real, with a duration of ten consecutive months, under the guidance of the Cooperating Teacher José Pires and the supervision of Teacher Luís Vaz. Throughout the school year, work was carried out with class C of the 12th grade of the Science and Technology Course, one hundred and twenty-eight lessons were taught in the Teaching Units of Rugby, Basketball, Volleyball, Badminton, Boccia and Korfball. This report has four areas of intervention, which are: the Institutional Framework (Characterisation of the Environment, the Resources, the Class and the Class Study); the Relationship with the Community (Tutors, Physical Education Training Unit, Physical Education Department, Students and Operational Assistants); the Supervised Teaching Tasks (Annual Planning, Teaching Units, Lesson Plans, Pedagogical Intervention, Evaluation, Supervised Teaching Practice and the Covid-19 Phenomenon); the School-Middle Relation Tasks (Advising the Headteacher/ Teacher Council, School Sport and School Activities). To consolidate academic development, an Exploratory Study was also carried out, with the aim of verifying the influence of a physical fitness programme on neuromuscular fitness in secondary school students, applied in Physical Education classes. Forty-two students, 17 female and 25 male from three different classes, participated in this study. It was concluded that the 24-week intervention programme did not induce statistically significant results. The internship was prefigured as a remarkable experience in professional training, enabling a development of professional, personal and social skills, allowing an understanding of the true essence of the teacher's role.
Descrição
Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Educação Física
Citação