A matemática e o desporto coletivo: uma interdisciplinaridade compatível Uma experiência de ensino em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

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Resumo
Este Relatório Final de Estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar, no Jardim de Infância n.º 2 e, ainda, no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Centro Escolar do Corgo. O trabalho consiste numa componente teórica, relativa ao tema matemática e o desporto coletivo: uma interdisciplinaridade compatível, fundamentada em autores de referência, e uma componente prática descrevendo, pormenorizadamente, as atividades, diretamente relacionadas com o tema, que foi possível implementar. O desporto coletivo, enquanto instrumento de conexão com o exterior, e a matemática, como ciência do raciocínio lógico, são modos de perceção fundamentais do real. Espontâneas ou sistemáticas, as suas manifestações são inegáveis no quotidiano de cada cidadão. De facto, ambas permitem situar o indivíduo no espaço que o contextualiza. Em ambiente escolar, e dada a relevância atribuída a estas duas áreas, da matemática e da motricidade, é natural a sugestão do seu diálogo interdisciplinar, já que, e como demonstraremos no desenvolvimento do trabalho, pela referência às atividades realizadas em contexto escolar, se complementam e efetivam os processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, cabe ao educador/professor desenvolver atividades criativas e enriquecedoras, alterando, por exemplo, a forma de ensinar conteúdos matemáticos às crianças. De forma lúdica, a criança absorverá, recorrendo ao movimento corporal, conteúdos que, de outra forma, poderiam ser demasiado abstratos e que, desta forma, se apreenderão com uma maior naturalidade.
This Final Report of Internship in the 2nd Cycle in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education presents a reflection on the Practice of Supervised Teaching in Pre-School Education, in Kindergarten No. 2 and, also in the 1st Cycle of Basic Education in the School Centre of Corgo. This study consists in a theoretical component, related to the mathematical and collective sport theme: a compatible interdisciplinarity, based on reference authors, and a practical component describing, in detail, the activities, directly related to the theme, that could be implemented. Collective sport, as an instrument of connection with the outside, and mathematics, as a science of logical reasoning, are fundamental ways of perception of reality. Spontaneous or systematic, its manifestations are undeniable in the daily lives of individuals. In fact, both allow an individual to situate in the space that contextualizes. In a school context, and given the relevance attributed to these two areas, mathematics and motor skills, it is natural to suggest their interdisciplinary dialogue, since, as we will demonstrate in the development of the work, by reference to the activities carried out in a school context, they complement and make effective the teaching and learning processes. In this sense, it is up to the educator /teacher to develop creative and enriching activities, changing, for example, the way of teaching mathematical content to children. In a playful way, the child will absorb, using body movement, contents that might otherwise be too abstract and which, in this way, will be apprehended more naturally.
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Palavras-chave
Matemática , Desporto coletivo
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