A importância das escolas móveis, João de Deus, como antecedente da animação sociocultural

Data
2014-05-22
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Resumo
Com o aparecimento da Escola Nova e com os seus seguidores, um novo marco na área educativa ocidental surgiu no último quartel do século XIX e no início do século XX, descrevendo os fenómenos sociais, políticos, científicos e económicos subjacentes à Escola Nova. O mesmo se tentou relativamente ao panorama nacional português tendo em conta a emergência da república e a construção de um Homem Novo, alfabetizado e possuidor de ferramentas que lhe permitissem assumir uma cidadania de pleno direito. Investigados e categorizados os elementos da pesquisa, procurou-se sobretudo saber se João de Deus Ramos, o universitário já atento aos problemas da educação de infância, o jovem colaborador das missões de alfabetização das Escolas Móveis, o criador da primeira rede portuguesa de jardins-de-infância e, também, da primeira escola portuguesa para educadoras de infância, o legislador de reformas educativas, o exministro da instrução, o conferencista sobre temas de educação João de Deus Ramos, contribuíra ou não para a construção do Homem Novo que a república preconizara e se as suas convicções pedagógicas se inscreviam ou não no movimento da Escola Nova. Pretende-se também proceder a uma breve apresentação da história das bibliotecas móveis portuguesas e, também, a uma reflexão sobre a sua atividade e evolução que operaram uma revolução no panorama cultural português, contribuindo simultaneamente para o ressurgimento das novas bibliotecas móveis. Esta comunicação tem por objetivo avalia o percurso das bibliotecas móveis em Portugal desde a sua fundação, referindo-se ao seu apogeu nos anos sessenta, com a rede de bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian e, como não poderia deixar de ser, à realidade dos nossos dias, em que se assiste ao reaparecimento desses serviços nas novas bibliotecas públicas municipais. Face a tudo isto, a biblioteca móvel assumiu-se como a porta de acesso local ao conhecimento, ao levar até às populações recursos de informação e entretenimento aos quais não poderiam aceder com facilidade.
With the emergence of the New School and his followers, a new milestone for the educational system in the western world emerged in the last quarter of the nineteenth century and early twentieth century, describing social, political, scientific and economic phenomena underlying the New School. The same is tried for the Portuguese national scene taking into account the emergence of the republic and the construction of a New Man, literate and possessed of tools required to take a citizenship by operation of law. Investigated and categorized the elements of the research, we tried to learn above all is João de Deus Ramos, the university already aware of the problems of early childhood education, young collaborator of literacy missions Schools Furniture, the creator of the first Portuguese network of gardens- for children and also the first Portuguese school for kindergarten teachers, the legislature of educational reforms, the former minister of education, lecturer on education topics João de Deus Ramos, contributed or not to build the New Man that the republic and advocated their pedagogical convictions were part or not in the New School movement. We also intend to make a brief presentation of the history of the Portuguese mobile libraries, and also to reflect on their activity and evolution that operated a revolution in the Portuguese cultural, while contributing to the resurgence of new mobile libraries. This communication aims to assess the route of mobile libraries in Portugal since its foundation, referring to its heyday in the sixties, with the network of mobile libraries and the Calouste Gulbenkian Foundation, as it should be, the reality of our days, that we are witnessing the re-emergence of these new services in public libraries. Given all this, the mobile library was assumed as the local gateway to knowledge, to take up the population information resources and entertainment to which they could not reach easily.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
Palavras-chave
Alfabetização , Contribuições do método de João de Deus , Portugal , Alfabetização , Contribuições das escolas móveis , Bibliotecas móveis , Animação sociocultural
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