A Educação Física como medida de combate ao insucesso e abandono escolar

Data
2013
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O insucesso escolar é um problema que infelizmente faz parte do percurso escolar dos nossos alunos e é um tema de importância crescente na nossa sociedade. Em Portugal o insucesso escolar é definido segundo Silva (2004) como a incapacidade que o aluno revela em atingir os objetivos globais definidos para cada ciclo de estudos utilizando-se como indicadores de insucesso as taxas de retenção, de abandonos e de insucesso nos exames. Este estudo tem como objetivo perceber de que forma a Educação Física (EF) pode ser importante para a prevenção do abandono e do insucesso escolar, na perspetiva dos alunos, e entender se de alguma forma pode ser um fator potenciador de motivação para a escola. A amostra deste estudo é constituída por 116 alunos, que fazem parte do 3º ciclo de uma escola do agrupamento de Ovar. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, em que os resultados obtidos demonstram que a maioria das representações são positivas, tanto na globalidade dos 116 alunos com 46% das respostas positivas, como na amostra dos 35 alunos que já repetiram de ano com 49% das respostas positivas, é possível verificar assim, que os resultados obtidos, de uma forma geral, enfatizam a importância da EF como uma medida de combate ao insucesso e abandono escolar.
Failure at school is a problem that unfortunately is part of the educational background of our students and this is a topic of growing importance in our society. In Portugal school failure is defined according to Silva (2004) as the inability that each student reveals in achieving the overall objectives set for each course, using as indicators of failure retention rates, dropouts and failure in exams. This study aims to understand how Physical Education (PE) may be important for the prevention of school failure and dropout, from students' perspective and understand if somehow it may be an enhancer factor of motivation for school. The sample is composed by 116 students, who are part of the 3rd cycle of a school grouping of Ovar. For data collection a questionnaire was used, in which the results demonstrate that most representations are positive, both in overall of the116 students with 46% of positive answers, as in the sample of 35 students who were retained with 49 % of positive answers, so one can verify that in general the results emphasize the importance of PE as a measure to combat school failure and dropout.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Insucesso escolar , Educação física
Citação