Desenvolvimento pessoal e social da criança: a animação como estratégia dinâmica

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório é o resultado do estágio I e II realizados no âmbito da disciplina Seminário Interdisciplinar, do Mestrado em Educação Pré – Escolar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A área de intervenção do Estágio abrangeu um grupo vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos do Jardim-de-infância de Parada de Cunhos, situado na freguesia com o mesmo nome, pertencente à rede pública e ao agrupamento vertical Diogo Cão. Fundamentado no trabalho desenvolvido, o trabalho que agora apresentamos abrange um conjunto de actividades que visaram essencialmente satisfazer as necessidades do público-alvo, as crianças, e que em simultâneo tiveram por objectivo motivá-las para a aprendizagem, desenvolverem os seus estímulos cognitivos, a socialização e a autonomia pessoal. Denominado “Desenvolvimento pessoal e social da criança: a animação como estratégia dinâmica”, o trabalho com o qual procurávamos respostas para a questão “O que faz da animação uma estratégia dinâmica de desenvolvimento pessoal e social das crianças?”, está dividido em cinco capítulos. Nestes capítulos procuramos dar conta do que foi esta nossa intervenção ao nível do estágio. No primeiro tratamos da fundamentação contextual. No segundo tratamos do enquadramento teórico da problemática do estágio. No terceiro abordamos a fundamentação metodológica. No quarto tratamos da organização das actividades educativas. E por fim, no quinto capítulo analisamos o processo avaliativo, seguindo-se a este último capítulo a conclusão/balanço final do estágio.
This report is the result of stage I and II conducted within the discipline Interdisciplinary Seminar, Master of Education Pre - School, University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The project area covered a group of Stage twenty-five children aged between three and five years of the kindergarten of Parada de Cunhos, situated in the parish of the same name, belonging to the public and the vertical grouping Diogo Cão. Based on the work, the work we are presenting a range of activities covers essentially aimed at satisfying the needs of the target audience, children, and that simultaneously aimed to motivate them to learn, develop their cognitive stimuli, the socialization and personal autonomy. Called "Personal and social development of children with the excitement and dynamic strategy, the work with which we sought answers to the question" What makes animation a dynamic strategy of personal and social development of children? ", Is divided into five chapters. In these chapters seek to realize what this was our intervention at the stage. In the first deal of contextual reasoning. In the second deal of the theoretical framework of the problematic stage. In the third approach the methodological foundation. In the fourth dealt with the organization of educational activities. Finally, the fifth chapter we analyzed the evaluative process, following this last chapter the conclusion / final assessment stage.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar
Palavras-chave
Citação